sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Descobrindo a vontade Deus

Você já parou para pensar o quanto é importante descobrir a vontade de Deus?
Tantas coisas surgem na mente, não é? As vezes dá um vazio...
Mas que com esta mensagem eu possa te ajudar a refletir um pouco mais na importância que temos para Deus e o Ele espera de nós. No final da mensagem, para não ficar apenas com minhas palavras, deixei uma série de versículos que ajudarão a examinar com mais profundidade: Como descobrir a vontade de Deus para a minha vida.
Quanto ao saber qual a vontade de Deus, uma coisa é certíssima: Deus quer que você pense. Por quê? Porque tudo está condicionado à coordenação da mente: corpo, emoções e acontecimentos.
O equilíbrio da natureza, da política, da sociedade depende de mentes sóbrias, equilibradas que se alimentam de alimentos nutritivos capazes de proporcionar saúde e vigor. Dentro deste contexto, tudo que está ao nosso redor é resultado da ação da mente.
A mente não pode ficar vazia, sem opinião formada e muito menos ociosa. Uma pessoa que tem um raciocínio mais instintivo do que lógico acaba ficando para trás em todos os sentidos da vida. Esta absorve toda informação que vem a sua frente destruindo gradativamente o senso do ridículo, autocontrole, perdendo a noção trocando o certo pelo duvidoso, o certo pelo errado. Sem discernimento. Torna-se prisioneiro de si mesmo, escravo de suas tentativas de falso refúgio.
Precisamos pensar. A mente preguiçosa adota um estilo de vida para ela muito comum, o que não é. E vai desembestada pelo caminho da "lei lei do menor esforço" onde não tenha que se dar ao trabalho de encarar suas responsabilidades e obrigações. Também enfrentar problemas e superá-los.
Pensar é raciocinar. Raciocinar é por a mente para trabalhar. Dentro deste assunto, sobre descobrir a vontade de Deus para nós, é necessário ter disposição para examinar, questionar, avaliar, comparar, colher informações. Tipo: Será que é isso mesmo que Deus quer? Que eu apenas pense? Como assim? Não seria mais prático para o homem e para Deus cada um seguir a lista dos Dez Mandamentos incluindo os dízimos e as ofertas? Será que Ele não estaria mais interessado em que cumpríssemos com as nossas obrigações e Ele com as Dele? Que eu desse ouvido a todos que falam em nome de Deus acreditando na palavra de cada um sem que precisasse considerar a árvore pelos frutos? Hum... complicado demais pra mim... Afinal, o que Deus está querendo de mim, caramba?
Deus diz: Façamos o homem conforme a nossa imagem e conforme a nossa semelhança... Este fato nos identifica com Deus.
Portanto, entenda. Deus espera que sejamos observadores a fim de obter conhecimento que nos levem além do físico e natural.
Motivo: Fomos criados para sermos imortais, ou seja, somos eternos. A primeira impressão pode ser assustadora, mas para o que para nós é incrível, para Deus é simples. A Bíblia diz: E Deus criou o homem. Deus se preocupa com nossa individualidade. Por este motivo espera que o homem use ao máximo sua capacidade de pensar, examinar descobrindo dentro de si a melhor forma de viver sabendo que viverá eternamente da semente que plantar.
Deus quer que além de sua individualidade, você O conheça em espírito e em verdade, ou seja. Clara e intimamente.
Interessante que Deus aponta duas fontes de consulta para nossa reflexão. Uma: As Escrituras. A outra embora não seja tudo a mesma coisa é mais ou menos isso: O nosso interior ao qual chamamos simplesmente de coração, alma, mente, intelecto.
Deus, grande e poderoso Pai, Ele mesmo se expõe. Se expõem na Lei , nos profetas e visivelmente na pessoa de Jesus Cristo (João 1:14) . Porém, nunca se explicou. Se Ele não fosse Deus, com certeza teria muito que se explicar, não acha? Ele mesmo se apresenta, põe-se a prova até os nossos dias a fim de que o homem O conheça. E para que depois de todo este exame, o homem chegue as suas próprias conclusões. Não que Ele se coloque como um produto de vitrine, mas porque Ele quer fazer-Se conhecido. E com isso também encontrar seus verdadeiros adoradores. Nada mais justo. Ao longo dos séculos Deus procura os verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade, coisa que para nós, humanos, é difícil demais instrumentalizar. Mas o fato é este: Deus é pessoa. Não é um ser, uma força superior, nem tampouco um construtor de marionetes. Ele nos deu o poder de decisão e não interfere nisso. Parece que a gente esquece que Ele é Deus e pensa que Ele não leva isso muito a sério o que pensamos se pensamos... E até de vez enquanto “mexe os pauzinhos” interfere um pouquinho.
Talvez você pergunte a respeito de minha pessoa. Com que propriedade eu posso dizer o que Deus quer? Não seria um atrevimento de minha parte falar em nome de Deus? Deus quer, Deus quer, Deus quer...? Uma coisa eu vivi e hoje posso compartilhar com você. Deus me amou e se entregou por mim. Isto faz sentido. Embora Ele não precise de advogados, eu preciso dizer as pessoas que Ele não é um cientista maluco que trata pessoas como um ratinho de laboratório que é observado e testado de todas as formas a fim de exibir os seus super poderes. Ele me ama e me aceita como sou. Eu sou importante para Ele e tudo que olho ao meu redor tem o toque de suas mãos. O que Ele fez e faz por mim é o que dá sentido a minha vida. Ele é meu Pai e eu sou sua filha. E a certeza de que está comigo todos os momentos, todos dias da minha vida. Eu O vejo em cada pessoa, em você, sem dar importância a forma ou proporção que sua reputação possa estar. Você e eu, sem distinção somos a imagem e semelhança de Deus. Creia nisso. Ele sim. Ele me dá forças para viver e respeitar as pessoas como elas são. Basta o fardo do dia. Basta a cada dia o seu mal. E quanto a mim, sou assim porque comprovei que a Bíblia é a Palavra de Deus e sem Deus nada posso fazer.
Enfim. Deus quer que cheguemos a conclusões munidos desses instrumentos disponíveis, a bíblia e o nosso coração. Amorosamente Deus nos dá a oportunidade de verificar se Deus é ou não é. Espere um pouco. Pausa aqui, meu querido leitor. Não se trata apenas de quem tem ou não razão. E nem quem verdadeiramente tem o direito e a dignidade de estar no controle. É muito mais: Quem está mais além, capacitado para assumir o controle e evitar o desastre.
Falando em desastre, olha só como a covardia e a omissão daquele que diz que tem fé e mostra que não sabe de nada. Perguntas: Porque Deus não evita tanta desgraça, desastre que vemos todos os dias pelos meios de comunicação? O que Deus está fazendo lá no céu enquanto pessoas aqui na terra morrem injustamente? Onde não temos a opção de escolher pai, mãe, sogra, etc? Posso escolher sem arcar com as consequências, por favor? Por gentileza, deixe-me, Deus, escolher com quem vou passar os melhores anos da minha vida ? Ah... Se pelo menos eu pudesse escolher ser deficiente físico ou não. Droga, porque Deus me fez assim? O que Ele está fazendo? Será mesmo que Ele gosta de mim? E assim vamos afundando cada vez mais. Mas espere aí!
Deus tem a resposta, mas é você que tem que procurar. Ele nos dá as ferramentas: As Sagradas Escrituras e o seu coração. Disse Jesus: “Examinai as Escrituras”. “Examine-se o homem a si mesmo...” Conhecer a bíblia para acrescentar pontos ao currículo não sensibiliza Deus. Deus quer que o homem O conheça de forma íntima e pessoal. E mais: Que o homem saiba sua origem, sua estrutura e seu valor.
Origem para que saiba de onde veio e para onde vai.
Estrutura para saber do ele foi criado, de onde vem o seu sustento, e qual sua capacidade de auto-sobrevivência.
Valor, porque se ele pode responder as duas perguntas acima pode também concluir a razão de sua existência e quais os instrumentos de que deve se utilizar para dar sentido a ela.
Deus não tem que fazer ou dizer o que é melhor para você. Esta não é Sua obrigação.
Descobriremos como fazer a vontade de Deus se nos permitirmos crer e examinar a Sua palavra e nós mesmos com profunda honestidade. Fazendo assim teremos condições de decidir o que vale a pena, o quanto vale todo esforço, o quanto significamos para Ele e o que Ele espera de nós.
Detalhe, amigo.
Antes de começar a pensar nas coisas que achamos que Deus quer que façamos. Que a cada dia, possamos simplesmente dar um passo de cada vez e com calma. Muita calma nessa hora.
Duas dicas: A primeira que sejamos amigos de nós mesmos encarando a nossa verdade sem fugir dela – O que estamos fazendo da nossa vida? O que colheremos com nossas atitudes? A segunda dica é: Antes de qualquer tentativa de agradar a Deus, cuidado para não surtar. Apenas agrade-se Dele. Como? Já disse, vai com calma, ta? Tenha prazer em Dele. Assim como: Prazer em conhecer...
Examinando as Escrituras:
Salmo 15
Miquéias 6:6-8
Mateus 5:14-16
Lucas 9: 21-27
Romanos 13:8-14
2Pedro 1:3-9
1João 4:7-21

Um comentário: