terça-feira, 10 de abril de 2012

Deus e o homem / O homem e Deus

Bíblia Sagrada - Livro de Gênesis

Por: Pra. Cristina Rosa

Hoje, penso diferente, mas houve um momento em minha vida que me indignei de encontrar na Bíblia tantos relatos de luta pelo poder, posse de terras seguido de mortes, violências.  O que Deus teria em mente inspirando homens santos a relatarem atos atrozes, casos e mais casos de conflitos familiares, assuntos mal resolvidos, escravidão, desigualdade social, etc? Pude então perceber: De fato, esta é a natureza humana até os dias atuais.
Antes, porém, o homem, em seu estado original: Primeira Dispensação*: Inocência “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criaram.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom;
Gênesis 1:26-31.
O homem era uma criatura que Deus podia visitar ter amizade e comunhão. De outro lado o Senhor podia esperar que o homem lhe correspondesse e fosse digno de Sua confiança.  Assim começa a história da humanidade criada por Deus com o propósito específico. Um relacionamento voluntário entre o Criador e a criatura. A Bíblia diz que o céu e a terra proclamam a glória de Deus e anunciam a obra de Suas mãos (Salmo 19). Os seres celestiais e suas hierarquias, todos em sincronismo perfeito são criados para adorar e dignificar ao único Deus Soberano Criador. O homem é criado de forma peculiar, ou seja, embora em escala menor que a dos anjos, Deus não somente lhe dá todos os direitos de usufruir toda criação como também estabelece  princípios de preservação da vida num todo (Salmos 8:5 Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste ) .
O homem recebe liberdade com responsabilidades. Contudo, o homem se afunda ao longo dos tempos em ignorar a dimensão das conseqüências de seu individualismo negando a importância de ter Deus no controle de sua existência. O que pode causar liberdade de atuação, sem responsabilidade? Não é muito difícil de imaginar. Diante de nossos olhos podemos encontrar em muitos lares, órgãos públicos , entidades. O homem recebe a oportunidade de mostrar-se confiável perante ao seu Criador firmando sua individualidade e não seu individualismo.
Salmo 19:1 – “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos.” Os céus e a terra englobam as dimensões celestes, o universo cósmico, as galáxias, as camadas terrestres em sua totalidade, indo ao mais profundo dos oceanos e toda sua população, etc. Todos foram criados e assim vivem para glorificar ao Criador, Soberano e Senhor Deus.
E o homem? Este, um ser tricotômico, ou seja, corpo, alma e espírito. De forma especial é criado. Ele declara ou glorifica a Deus se assim desejar. Muitas vezes me perguntei por que Deus com sua infinita grandeza desejou criar um ser tão complexo (Salmo 139) a ponto deste eximi-Lo de sua trajetória humana?
A humanidade admite existir um poder superior, mas se perde cada vez que ignora o fato da necessidade de estar no centro de Sua vontade.
Ao poder superior, dando-lhe nome ou não, assim vivem e do seu jeito em busca de seu ponto de equilíbrio.
Se o homem fosse uma criatura comum a toda criação onde caberia então sua identidade com Deus? Imagem e semelhança.
Mas a pergunta não cessou: E como é Deus?

(Continua na próxima postagem. Aguardem)


* "O estudo das dispensações revela os vários métodos usados por Deus em Suas relações com as diferentes classes de povo através de vários períodos determinados por Ele a fim de lograr o Seu propósito. Fonte: O Plano Divino Através dos Séculos; N. Laurence Olson; Editora: CPAD"

Um comentário:

  1. Pastora Cris Rosa,

    Quando você diz que já abismou-se com a violência extremada das escrituras, isso revela que tens uma moral melhor e mais elaborada do que a civilização que admitiu como lícitos aqueles textos, e isso é um bom sinal. Mas, como eu já poderia esperar, não foi suficiente para que você admitisse para sí mesma que os atos cruéis, imorais e os ensinamentos nefastos relatados no texto não são dignos de serem seguidos nem seu idealizador admirado . Pelo contrario, isso apenas prova que não pode haver nada, ABSOLUTAMENTE NADA, que faça você pensar assim, e talvez isso seja a prova definitiva que existe um ponto em que a fé impede que continuemos nos baseando em nossa própria moral, no senso comum, em nossos próprios conceitos e rejeitemos tudo aquilo que possui uma moral corrompida, apesar de supostamente sagrada. Voce cita Deus inspirando homens a cometer atos atrozes...o que a faz fugir do cerne da questão. A bíblia é a descrição detalhada de atos nefastos comandados pelo próprio Deus, onde Ele legisla sobre situações absolutamente desnecessárias para a paz em sociedade (um mandamento que impede a população de dizer seu nome em vão é certamente menos importante que proibir escravidão humana...e ele, poderia faze-lo, se quisesse, mas não só não o faz, como normatiza a própria escravidão). Sejamos honestos...ninguem se encaminha para o inferno. Se a filosofia em torno da religião judaico-cristã envolve um sistema de punição em que um simples cético ou pagão é condenado à danação eterna, então chegamos ao supra-sumo da ausência de liberdade. Se o réu desse processo vai para o inferno, a culpa é do idealizador do inferno...não fosse a criação desse sistema, não haveria danação. Que tipo de liberdade é essa que você aceita onde não existem nem menos 2 opções para se escolher? Sob a faceta de liberdade eterna, o cristianismo é a representação máxima da ausência de livre-arbitrio...pois você não tem escolha: sua única opção é crer, caso contrario, queimará por toda eternidade.
    Voce diz que essa é a natureza humana...se quem é a culpa de sermos maus ou corrompidos? De quem é a culpa de um projeto falho? O projeto homem começou dando errado desde o principio...nao fosse assim, não haveria pecado original.E assim continuou dando errado ate que Deus precisasse nos afogar a todos e começar do zero. Se somos dotados de emoções, sensações, desejos e equívocos, de quem é a culpa de nos ter dotado dessas possibilidades? Essa é a filosofia em que nos somos criados imperfeitos e ordenados a nos comportarmos bem, sob ameaça de punição. Ate mesmo os ungidos de Deus continuam pecando, errando e nenhum projeto divino funcionou na bíblia, o que leva a sua ira constante e eternas ameaças. Novamente, que conceito de liberdade é esse que envolve o “crime do pensamento”? Voce é virtualmente vigiado dia e noite por uma vigilância celestial que te observa do momento em que você é concebido ate quando você morre e pode puni-lo não apenas pela maneira como você age, mas inclusive pelo que você pensa, pois ele tudo sabe e tudo vê? Porque considerar razoável a ideia de que um Deus orienta seres humanos a cortarem as mãos de uma mulher atrevida, escravize povos dominados, mas que está muito preocupado com quem você faz sexo e em que posição?
    Porque o protótipo do homem ideal já começou dando errado? Adão não recebe instruções detalhadas de como se comportar. Um pai deve instruir um filho sobre o mundo que o cerca, alertá-lo sobre as consequências de seus atos. Adão e Eva receberam apenas um comando, e por fim, uma punição. Eles não sabiam nada a respeito do mundo, nem sobre relacionamentos interpessoais, conviver em sociedade, nem que não deveriam aceitar os conselhos da serpente e nem que poderiam ser ludibriados. Adão não sabia nem que estava nú. Essa fábula é uma boa representação de como se desencadeia o resto do texto bíblico, em que o “povo escolhido de Deus” é continuadamente abandonado e entregue nas mãos dos povos inimigos porque nunca deixa de errar.
    cortei mta coisa p/ caber Lucas.couto@terra.com.br

    ResponderExcluir