sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Desanimo ou preguiça?


Por Pra. Cristina Rosa

Fora os casos patológicos, 
o desânimo é o filho da preguiça e a preguiça é a filha da malandragem.
Há vários motivos que podem causar o desânimo na vida de uma pessoa, mas o maior deles é a preguiça, corrijam-me se estiver errada. Repetindo, fora casos patológicos.
A preguiça, por sua malandragem e avareza, deprecia a importância que pagar o preço, não se dando ao trabalho de conquistar seus benefícios por esforço próprio.
O desanimo pode ser a conseqüência de um problema patológico ou simplesmente uma questão de caráter. Por quê? Porque a preguiça tem seus disfarces. Entre eles, o desanimo. Ou seja, nem sempre é desanimo, é preguiça mesmo.
É bom lembrar que para o sem vergonha do preguiçoso (sem vergonha porque não tem vergonha mesmo) qualquer coisa é motivo para desanimar. Por incrível que pareça, a maioria dos preguiçosos que conheci são bem humorados e simpáticos. Descobri também de todo preguiçoso assumido que conheci nenhum é chato, mas de dez desanimados, um não é chato, isto é incrível.
Por outro lado, no fervor do trabalho árduo, nos climas pesados, pode um preguiçoso desanimar muita gente, mas o desanimado vive se escorando em alguém que possa animá-lo. Isto não é bom porque o dia que faltarem com ele, permanecerá se lamentando pelos cantos da vida.
Verdade é que o preguiçoso é sempre o vilão da estória, enquanto o desanimado é a vítima.
Creio que o desanimo é um grande mal mascarado de promotor, a procura de um culpado. Enquanto os outros se ferram na má fama, ele não. Porque não há nada mais inconveniente do que uma pessoa desanimada que não faz nada para superar seus problemas e resolver uma situação. O cara se encontra desanimado e nada faz? Dou a maior força, procura ajuda, investiga, mas faça alguma coisa! Agora, se o desanimado sabe seus motivos e permanece no desanimo, não faz nada é porque é um preguiçoso mesmo. Sinto muito...
Por este motivo afirmo que o desanimo é filho da preguiça e a preguiça é filha da malandragem.
Aos guerreiros e guerreiras, todos têm seu momento de desanimo, mas lutam e vibram até que venha a vitória. Aos desanimados, ânimo! Aos preguiçosos de plantão, fica o lembrete: A tua hora vai chegar.

4 comentários: