quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Ananias e Safira


Tema: “A resposta sem razão”

Palavra Chave: Impureza

Tese: Reflexão sobre o que leva a ações e reações impuras diante de diversos acontecimentos. É possível ser limpo e puro de coração? O que podemos fazer para nos livrar das impurezas da carne?

Leitura Inicial: Atos 5: 11
A igreja primitiva
Atos 4:32-35- Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um.

Comentário
  • Até que alguém teve uma péssima idéia:

Atos 5:1-2 - Um homem chamado Ananias, juntamente com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade.
Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos.
Comentário- Deus sonda a intenção do coração. Sim, todo tipo de sentimento e pensamento.

Atos 5:3- Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?

Comentário-

  • Como? Seu coração se encheu de coisas ruins( citar ações e sentimentos impuros). Gálatas 5: 7-9 

  • Ananias conhecia a Palavra de Deus. Não havia nada que justificasse sua má atitude. A oportunidade tem prazo de validade e seu tempo esgotou. Ananias teve uma morte súbita. Logo após, sua mulher Safira sustentou a mesma mentira tendo o mesmo tipo morte que seu marido.
  • Nos últimos dias vemos a impureza impregnada nos corações. Há uma série de impurezas que podem impregnar no coração tornando-o insensível ao Espírito Santo. 2 Tm. 3: 1-5
O que podemos fazer para limpar a mente e o coração das impurezas da carne?
Atos 5:42
  • Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.
  • Comentário- Este hábito diário e saudável era típico dos que criam em Jesus na época igreja primitiva.
  • Todos saíam do conforto de seu lar reunindo-se em templos e casas no propósito de submeter-se ao exame pela Palavra de Deus.
  • Após este exercício de fé, estavam prontos para o auto-exame interior, do coração.

Conclusão- Ananias e Safira: “O que os levaram a pensar em fazerem tal coisa?” Foi Satanás? A inveja, a ganância, a falsa consagração do casal?
  • Fica o questionamento para analisar o teor, a essência, a verdade do que pode nos fazer avançar ou retroceder, arriscar ou não, com ou sem a garantia da aprovação de Deus.
  • O que vale a pena? Valeu a pena para o casal manter a aparência de uma santidade falsa?
  • A ação pode ser totalmente diferente da intenção que realmente nos motiva.
 Apelo-
  • Hoje, temos a oportunidade para nos arrepender tirando poeiras e impurezas do nosso interior.
  • Caso você encontre em seu coração algum desejo, sentimento ou pensamento que não combine com a santidade de Deus, dê o primeiro passo! Arrependa-se agora!
  • Segundo passo: Siga o exemplo da igreja primitiva conforme Atos 5:42- Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.
  • Terceiro passo: Não seja um cristão autônomo. Faça a sua parte e esforça-te. Deus te dará vitória.

Paz seja convosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário