quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Ananias e Safira

Olá! É um prazer receber sua visita e atenção lendo meus textos. É uma honra juntos refletirmos acerca de temas baseados na Palavra de Deus.

Questionaram-me a bondade e amor de Deus face ao que aconteceu com o casal.  Não pretendo entrar em debates, pois este não é o objetivo desta postagem. Mas aproveito a oportunidade para juntos reavaliarmos nossos conceitos sobre quem é Deus, quem é Jesus e quem é o Espírito Santo. Que diferença fazem em nossas vidas? É fundamental conhecer Seu Plano Divino a humanidade através dos séculos para a humanidade. Sendo assim, poderemos absorver seus ensinamentos termos uma vida saudável e útil ao próximo. Que essas mensagens nos ajudem chegar as conclusões de valor eterno. Obrigada!

Ananias e Safira
Que motivo Ananias e Safira teriam para omitir a verdade de seus líderes espirituais? Dada a esta pergunta, o título desta mensagem: "A resposta sem razão".

É possível ser limpo e puro de coração? O que podemos fazer para nos livrar das impurezas da carne conforme está escrito em Gálatas 5:16.17? "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis".

Leitura Inicial: Atos 5: 11 "E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos".

A igreja primitiva
Atos 4:32-35- Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunha da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um.

Até que alguém teve uma péssima ideia:
Atos 5:1-2 - "Um homem chamado Ananias, juntamente com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade. Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos".

Deus sonda a intenção do coração. Sim, todo tipo de sentimento e pensamento.

Atos 5:3- Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?

Como? Seu coração se encheu de coisas ruins (ganância- ações e sentimentos impuros). Gálatas 5: 7-9
Ananias não precisava mentir omitindo a verdade. Ele tinha todo direito de vender sua propriedade e ficar com o dinheiro. Ele conhecia a Palavra de Deus. Não havia nada para justificar sua má atitude. Toda oportunidade tem prazo de validade até que o tempo esgota. Ananias dirige-se a Pedro que estava cheio do Espírito Santo. Portanto, mente ao Espírito Santo resultando em uma morte súbita. Logo após, sua mulher Safira sustenta a mesma mentira tendo o mesmo tipo morte que seu marido.

Nos últimos dias a banalização de uma vida santa é fato. Há muita impureza impregnada nos corações, mas o filho de Deus, ciente deste fato, procura não se contaminar. Busca em Deus, mortificando as obras da carne. Há uma série de impurezas que podem impregnar no coração de qualquer um de nós tornando-nos insensíveis ao Espírito Santo. 2 Timóteo 3:1-5 diz: "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te".

O que podemos fazer para limpar a mente e o coração das impurezas da carne?

Atos 5:42

NA COMUNHÃO DOS SANTOS- Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo. Este hábito diário e saudável era típico dos que criam em Jesus na época igreja primitiva. Todos saíam do conforto de seu lar reunindo-se em templos e casas no propósito de submeter-se ao exame pela Palavra de Deus. Após este exercício de fé, estavam prontos para o autoexame interior, do coração.

Conclusão

Ananias e Safira: “O que os levaram a pensar em fazerem tal coisa?” Foi Satanás? A inveja, a ganância, a falsa consagração?

Fica o questionamento para analisar A REAL INTENÇÃO DO CORAÇÃO. Qual o teor, a essência, a verdade do que está por trás de nossas ações caridosas. nesta auto avaliação é possível avançar ou retroceder, arriscar ou não, a fim ter a aprovação de Deus.
O que vale a pena? Valeu a pena para o casal manter a aparência de uma santidade falsa?
Auto promoção, interesse ou vaidade pode ser o motivo de uma ação. Pode ser. Não estou afirmando que é. Fica a pergunta: O que nos motiva?
 Apelo

Hoje, em caso de um deslize ou erro cometido, temos a oportunidade para nos arrepender, tirar poeiras, impurezas do nosso interior.
Caso alguém encontre em seu coração algum desejo, sentimento ou pensamento fora da santidade de Deus, o momento é agora. Fale com Jesus. Ele morreu por nossos pecados, Ele ama e perdoa o pecador arrependido. Nele há abundante graça e perdão.
Seguir o exemplo da igreja primitiva conforme Atos 5:42- Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.
Não seja um cristão autônomo. Faça a sua parte e esforça-te. Deus te dará vitória.

Que Deus abençoe sua vida hoje e sempre

Paz seja convosco!

2 comentários:

  1. O que quero solicitar (pedido específico): mais cautela com práticas de falsos testemunhos de vida pelo ato cego de fé. Como exemplo: afirmar (testificar) ter falsas certezas claras e definitivas, daquilo que você ainda nao viu, ouviu e vivenciou por si mesmo de forma clara e objetiva. Porque mentir para si mesmo e para o próximo guiando outras pessoas de forma cega pelo ato de fé contribui eventualmente (para mim) para os crimes de periclitação da vida e da saúde (não apenas). Quando leio Atos dos Apóstulos 5:1-10, eu não me alegro com as promessas de morte sobre a sua vida e a de outras ao constatar posturas reacionárias de valores criminosos vingativos em nome de tal entidade espiritual (Espírito “Santo” de Deus). Porque nessa passagem (Atos dos Apóstulos 5:1-10) há promessas de pena de morte para quem mente (ver: síndrome do justiceiro). E quando afirma ter certezas claras e definitivas (infalíveis) do que ainda nao sabe pela fé, está mentindo. Para mim torpes guerras “santas” e nomes máscaras (codinomes) utilizados por consciências extrafísicas para assediar e ou matar desde a antiguidade. O que alguns grupos afirmam para defender os supostos crimes de homicídio (intolerância religiosa) sobre a vida de Safira e Ananias: https://www.esbocandoideias.com/2016/12/pecado-de-ananias-e-safira.html

    ResponderExcluir