sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O que fazer para nascer de novo? Perguntou Nicodemos.

João 3.1-3

Introdução
Pensei em encontrar uma história que ilustrasse a complexidade da mente humana, mas acabei optando por esta linda e simples imagem. As aves.
A mente humana é assim. Como as aves são capazes de planar vôos fascinantes onde apenas cada uma é dona de sua própria experiência. Sua particularidade é seu limite. Dela parte os comandos conignitivos e sensoriais de todo corpo, de onde parte todas as ações e reações. Os pássaros fazem seu vôo a lugares inimagináveis, sendo que, uma pequena lesão ou corte de suas asas, a vida passa não ser mais como antes.
Nossas mentes, como as aves, estão sujeitas aos ventos, às lesões ou aos cortes alterando o curso dos vôos, dificultando o nosso. Assim também era Nicodemos. Pensamos que podemos voar cheio de cultura, conhecimentos e conceitos, mas temos dificuldades de entender as coisas de Deus. O que fazer para nascer de novo?


I – v.1 Nicodemos
A) Perfil
1-Nicodemos era um dos principais dos judeus, fariseu, profundo conhecedor e defensor da lei mosaica. Membro do sanedrim (Sanedrim, entre os antigos judeus, era um tribunal, instalado em Jerusalém, formado por sacerdotes, anciãos e escribas, o qual julgava as questões referentes à uma tribo ou a uma cidade, os crimes políticos importantes, etc. Sanedrim provém do hebraico ¨sanhedrin¨que deriva do grego ¨synédrion¨.

2- v.2 Motivado pelos sinais, atraído para um encontro com Jesus.

B) Como uma ave com asas podadas, assim era Nicodemos, limitado por seus conceitos e valores. Embora fosse um dos mestres da lei, ele não conseguia compreender os pensamentos de Deus. Uma série de questionamentos é levantada quando nos aproximamos de Jesus. Nicodemos era um homem que tinha um nome a zelar. Defensor de suas verdades finalmente é confrontado pela Verdade.
1) O que suas verdades fizeram de você Nicodemos? Como não podes compreender o reino de Deus?  v.4-11
2) Quem cortou as suas asas? Quem podou sua capacidade de abrir a mente e ter entendimento das coisas de Deus?

C)Fato
1)Você é o que você vê e também rotula. Mt 6: 22,23; 7:1-5, Mt. 23.

III) João 3.3 A ave que precisava planar no horizonte de Deus
A) João 3.16 - Você faz parte dos meus planos
1)Nicodemos, independente da condição e circunstancia em que você me procura, quero reinar em seu coração

2) João 3.16  Eu sei quem você é  e por este motivo, falo contigo. Você precisa morrer para todas as suas verdades, conceitos, interesses e conquistas a fim de receber a vida eterna que te ofereço.
3) João 3.16 Eu não quero apenas sua admiração. Quero regenerar sua visão e valores, mas para isso, é necessário morrer para sua atual forma de vida que eu sei, são para tua satisfação.  De qual lado você quer ficar, Nicodemos?

4) Você precisa morrer e nascer de novo. Você precisa se dispor em renunciar todos esses anos de ( estudos, investimentos, títulos, reputação, opinião formada, para viver tudo o que Sou e o que te ofereço, sujeitando-se a Minha Palavra, para ter a vida eterna e para que mentes tenham este mesmo entendimento: O que fazer nascer de novo?

IV) Brasil, pensando bem, um pouco de nossa história.

“Cristóvão Colombo e o Mar de Aves
Quinhentos anos atrás, três pequenas naves vagavam pelo Atlântico incertas se descobririam o cobiçado caminho para as Índias, ou se cairiam num abismo profundo quando chegassem ao fim do mundo. A tripulação estava próxima a amotinar-se pois, com 31 dias ao mar, nada podia ser avistado que indicasse a proximidade de terra firme.

Abruptamente, a 16 de outubro (7 de outubro no calendário juliano), foi avistada uma corrente de aves que se prolongou noite a dentro e que se dirigia para o sul. As aves foram identificadas como as do campo e não oceânicas e, então, Colombo voltou suas naves para sudoeste, seguindo o curso das aves. E assim, quatro dias depois, descobriu o Novo Mundo. “ Fonte: http://www.ao.com.br/ao49_3.htm


Como as aves que migram sob a correnteza dos ventos, devemos migrar pela correnteza dos ventos que sopram.
Apesar dos grandes desafios que poderemos enfrentar, as mudanças são necessárias a fim de vivermos em novidade de vida diante de Deus e dos homens.
Como a ave de asas cortadas, eu, você e Nicodemos, as vezes precisamos aceitar que é necessário viver este momento. Devemos entender que não estamos excluídos de ser limitados, pois Deus tem um propósito para todas as coisas.
E que Deus, através de Jesus, nos ensina a forma correta para recebermos de volta novas asas para voar. Se estivermos dispostos migrar pelos ventos da renúncia, da entrega total de nossas vontades veremos claramente que a corrente dos ventos sempre soprará em nosso favor.
O reino de Deus é assim. As coisas de Deus não se discernem pelo nosso intelecto, mas pela fé, em espírito e em verdade.
Esta mensagem tocou seu coração? Hoje Jesus te convida a rever seus conceitos e valores. Zerar tudo, deixar pra trás os seus pecadinhos ou pecadões. Deixar morreu sua opinião formada para que a vontade de Deus prevaleça em sua vida. Assim terás a vida eterna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário