S.O.S. CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Realidade nua e crua
UNICEF*
O Brasil possui uma população de 190 milhões de pessoas, dos quais 60 milhões têm menos de 18 anos de idade, o que equivale a quase um terço de toda a população de crianças e adolescentes da América Latina e do Caribe. São dezenas de milhões de pessoas que possuem direitos e deveres e necessitam de condições para se desenvolverem com plenitude todo o seu potencial.
Contudo, as crianças são especialmente vulneráveis às violações de direitos, à pobreza e à iniquidade no País. Por exemplo, 29% da população vive em famílias pobres, mas, entre as crianças, esse número chega a 45,6%. As crianças negras, por exemplo, têm quase 70% mais chance de viver na pobreza do que as brancas; o mesmo pode ser observado para as crianças que vivem em áreas rurais. Na região do Semiárido, onde vivem 13 milhões de crianças, mais de 70% das crianças e dos adolescentes são classificados como pobres. Essas iniquidades são o maior obstáculo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) por parte do País.
As crianças e os adolescentes são especialmente afetados pela violência. Mesmo com os esforços do governo brasileiro e da sociedade em geral para enfrentar o problema, as estatísticas ainda apontam um cenário desolador em relação à violência contra crianças e adolescentes. A cada dia, 129 casos de violência psicológica e física, incluindo a sexual, e negligência contra crianças e adolescentes são reportados, em média, ao Disque Denúncia 100. Isso quer dizer que, a cada hora, cinco casos de violência contra meninas e meninos são registrados no País. Esse quadro pode ser ainda mais grave se levarmos em consideração que muitos desses crimes nunca chegam a ser denunciados.

*(UNICEF é a sigla para Fundo das Nações Unidas para a Infância, em inglês "United Nations Children's Fund" e é uma agência das Nações Unidas. A UNICEF tem o objetivo de promover a defesa dos direitos das crianças, suprir suas necessidades básicas e contribuir para o seu desenvolvimento, e está presente em 191 países e territórios de todo o mundo.)
 http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_9381.htm?gclid=CJ-jsKqUorUCFQjznAod3WAAOg

Crianças precisam de salvação. Sim ou Não?
Vamos ver o que a palavra de Deus nos diz: Marcos 10:14. Observando este trecho, vemos a sede das crianças em tocar em Jesus, mas ao mesmo tempo sua dependência de que alguém as levasse a presença de Jesus. As crianças recebem o reino de Deus de peito aberto e com todas as forças, sem por limites a sua fé. Elas precisam estar seguras, salvas dos ataques e sedução de Satanás em que cedo procura interferir nas suas cabecinhas. À medida que vai amadurecendo, sua condição de inocente passa para outra fase: a consciência do momento que ela tem do que o papai e a mamãe não gostam, obedecer e desobedecer. Este é o momento exato para a criança conhecer (em sua linguagem) que Jesus morreu na cruz para nos salvar e que devemos aceita-lo em nossa vida para sempre. Romanos 10:9.
Não há registros na bíblia que indique a partir de qual idade a criança precisa de salvação. Mas a partir do momento em que se tem consciência do certo e errado, é preciso ministrar a salvação através de Jesus.
"Até os 6 anos, as crianças já aprenderam um terço de tudo o que saberão ao entrar para o colégio. Até os 9 anos, já desenvolveram 80% da inteligência que terão aos 17. Por isso é importantíssimo fornecer-lhes, o mais cedo possível leituras adequadas e livros atraentes”.

A VANTAGEM DE EVANGELIZAR CRIANÇAS

A criança aprende com mais facilidade. Por isso, quanto mais cedo começar, melhor. O que a criança aprende, não esquece para toda a sua vida. Mesmo que ela venha se desviar dos ensinamentos, tornará a eles. Por isso a Palavra de Deus fala: Ensina a criança o caminho em que deve andar, até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6
Uma criança bem evangelizada será um adolescente bem direcionado, um adulto que sabe se colocar nas mãos de Deus. O aprendizado da Bíblia produz equilíbrio emocional e espiritual que precisa para seu desenvolvimento. A criança é receptiva, participa com entusiasmo, influencia aos que a cercam por sua simplicidade e sinceridade naquilo que faz.
Quanto mais habilidade o evangelista tiver com as crianças, mais resultado obterá delas. Parece fácil, mas não é tão simples assim, pois elas, mais que os adultos cobram muito mais de nossa conduta do que pensamos.

O EVANGELISTA DE CRIANÇAS E SUA MISSÃO

É todo aquele que se dispõe em atender ao "IDE" de Jesus a toda criatura. É tão importante quanto a tarefa de evangelizar adultos. Exige muito amor e preparo. O evangelista de crianças deve estar ciente de seu chamado, que foi escolhido por Deus para cumprir seu ministério em favor das crianças e que precisará zelar por este talento procurando aprimorar mais e mais, visando o desenvolvimento da salvação de cada criança. A oração, o estudo da bíblia, o jejum, em fim, a prática dos mandamentos do Senhor são fatores chave para que o evangelista de crianças veja o resultado positivo no trabalho que faz.

OBJETIVO DE UM EVANGELISTA DE CRIANÇAS
SALVAÇÃO - CRESCIMENTO - SERVIÇO

Salvação
 As crianças precisam de salvação. Podemos ver o que a palavra de Deus nos diz: Marcos10: 14. “Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus”. Observando este trecho, vemos aqui a sede das crianças em tocar em Jesus, mas ao mesmo tempo sua dependência de que alguém as levasse a presença de Jesus.

Crescimento
Todos que aceitam a Jesus como único e suficiente salvador são como a própria criança quando nasce que precisa de uma alimentação adequada para o seu bom desenvolvimento. Veja como Jesus cresceu em Lucas 2:52. Não podemos querer ensinar as crianças a crescer na graça e no conhecimento do Senhor da mesma maneira que os adultos prendem.Conhecer,estudar,analisar a criança, suas características,personalidade. Enfim, precisa-se entrar no mundo da criança, a fim de que ela se familiarize com a mensagem que passamos para o seu coraçãozinho.

Serviço
O serviço cristão é uma conseqüência da aceitação da fé genuína em Cristo e seu desenvolvimento ao conhecer as verdades contidas na Bíblia. Vemos progresso quando após sua aceitação ela começa a querer participar, ajudar de alguma forma e chegar ao evangelismo falando do amor de Jesus a seus pais, parentes, amiguinhos, etc.
O evangelista de criança precisa estar ciente que está preparando estes pequeninos para serem pescadores de almas não somente para o futuro, mas para o dia de hoje. Evangelista de crianças, veja cada um desses pequeninos um instrumento usado nas mãos de Deus: pastores,cantores,diáconos,etc.


PARA SER UM EVANGELISTA DE CRIANÇA É PRECISO
  
  • Ter uma grande paixão por crianças e especial prazer em estar com elas.
  • Ser um salvo em Cristo. Isto significa que você conheceu a Cristo, seu amor por nós e o recebeu em sua vida a fim de ser como Cristo é, podendo dizer o que o apóstolo Paulo disse em Gálatas 2:20.

“Não sou mais eu que vivo, mas Cristo vive em mim ".
  • Ser batizado nas águas. Entendemos que ser batizado nas águas representa o sepultamento de uma vida de pecados, começando      assim uma nova vida na presença de Deus em busca da santificação sem a qual não veremos a Deus. Leia Romanos 6:11 e I Tessalonicenses 4:3.É um ato de fé e arrependimento perante a Deus e a sociedade.Para ser recebido como membro da igreja local é preciso ser batizado nas águas.
  • Ser batizado no Espírito Santo OU QUE ESTEJA BUSCANDO ESTE REVESTIMENTO DO ALTO  – O Espírito Santo é o que vivifica. Leia em II Coríntios, 4-6. Todo salvo em Jesus deve buscar o batismo no Espírito Santo para ser revestido de poder Lucas 24:49.É uma questão de necessidade para toda vida.

  • Ser responsável - Ser responsável implica em ter responsabilidade, ser cumpridor de seus compromissos. Aquele que se compromete em cumprir com alguma tarefa, por menor ou simples que aparente ser, está      comprometendo-se com Deus e isso é muito sério. Pois aquele que deixa de cumprir seus compromissos com Deus, deixa também de ser participante da glória que nos está reservada. Ou seja, o servo mau e negligente não terá parte no reino de Deus quando Cristo voltar. Esquecer, deixar para depois, der a palavra e não cumprir, faltar e não justificar, isto tudo é sinal de      falta de responsabilidade. Sejamos, pois diligentes na obra do Senhor.

Conclusão 
Eis aí minha tentativa em fazê-lo entender palavra por palavra. Mas de nada adiantará se não houver DISPOSIÇÃO em você para aprender a ensinar. Se aprender já não é fácil, que dirá ensinar! Precisa haver DISPOSIÇÃO para aprender tudo que é preciso para a formação de um caráter segundo o coração de Deus. Que cada um de nós possamos absorver ao máximo o caráter de Deus em nossa vida pessoal e a de nossos pequeninos, os quais Deus tem nos confiado. 
Tudo isso se torna possível quando verdadeiramente temos o amor de Deus ardendo em nosso coração. 
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu FILHO JESUS CRISTO... Assim como Ele deu Sua vida por nós através de seu filho amado, nós também devemos dar nossa vida em favor do nosso próximo. 
Leia e medite de maneira que sinta o Espírito falando no seu coração.João 3:16 ;I João 3:16; I Co.13.
O amor de Deus em nossos corações é a força motriz que nos impulsiona em oferecer o que temos de melhor em favor desses pequeninos que dependem de nós.

Paz seja convosco!

Por: Pra. Cristina Rosa