Mulher

Livro: UMA MULHER COM PROPÓSITOS - 
Autora: Pra. Maria Cristina Vianna Rosa

Prefácio

Olá! Paz seja contigo!


Bem, preciso começar este livro contando um sonho interessante. Preste bem atenção, viu?

Certo dia, enquanto dormia, eu sonhei com um homem de branco e me dizia as seguintes palavras: “Toda mulher com propósitos é uma mulher determinada, toda mulher com propósitos é uma mulher confiante...” Acordei na certeza de que era a mensagem de Deus ao meu coração. Levantei rapidamente e comecei a escrever aquelas palavras que iam fluindo a ponto de se tornar um pequeno livro. Entendi que deveria levar a outras pessoas a importância de aprendermos com Deus o caminho correto, de que maneira devemos alcançar nossos objetivos. Sou apenas uma dona de casa que cuida do lar, filhos e marido. Uma serva de Deus que trabalha com muita alegria com o objetivo de despertar o que há de melhor em cada pessoa. Quero compartilhar um pouco das experiências adquiridas ao longo destes trinta e dois anos de caminhada com Cristo. Este livro é para você, mulher, que almeja um padrão de vida na excelência de Deus. Que o Senhor possa falar grandemente ao seu coração.


Introdução:


“O propósito de uma pessoa é como água em poço fundo, mas quem é inteligente sabe como tirá-los para fora.” Provérbios 20:5.


O versículo acima me faz lembrar os tempos de criança, quando em dias de falta de água, eu e meus irmãos tínhamos que sair em busca de água. Achamos próxima a nossa casa uma família muito legal que cedia água para qualquer que precisasse. Eu nunca tinha visto um poço. Curiosa, me aproximei para ver como era. Pensei: “–Nossa... Fundo a beça. Mas como tirar água deste poço tão fundo?” Eles não me deixavam tirar água do poço porque era muito pequena e poderia cair dentro dele. Eu não podia pegar água do poço, mas pude observar como era feito. Observei durante aquele tempo em que eu não podia tirar água do poço. Quando estava cheio, dava para usar apenas uma corda amarrada em uma lata. Mas quando estava pouco cheio, era necessário a corda com a lata estarem bem amarradas em um bambu bem comprido. Daí então começou minhas pesquisas de criança, tentando aperfeiçoar minhas idéias. Formas de como tirar água do poço. Esperei a oportunidade até que ela chegou. Faltou água e lá fui eu feliz da vida! Era uma grande novidade para mim. Aprendi que está dentro de nós a condição de extrair “água do poço fundo”. Sem vontade e disposição, quem alcançará? De uma coisa tenho certeza, se é no poço fundo que tenho que extrair água, então, é pra lá que eu vou!!!


Antigamente, a mulher nascia pré-determinada a cuidar da casa, marido e filhos. Com a guerra mundial e a crise econômica, os valores sociais começam a mudar seus conceitos em relação ao papel da mulher. Abre-se espaço, então a massa feminina. Elas descobrem o quanto são talentosas e os expõem com garra e competência. Tornam-se competitivas no mercado de trabalho mantendo-se imbatíveis na administração doméstica.

Hoje em dia as mulheres manifestam suas diversas necessidades de realização. As realizações familiares e profissionais fazem parte de sua realização pessoal.


Mulher vá em frente, mas cuidado com a família!

Venha e pense comigo, amada. Atualmente fala-se muito da importância da qualidade de tempo. Dizem que qualidade é mais importante que a quantidade, pois que valor teria a quantidade onde há queixas e rancor? O fato é que os filhos querem passar mais tempo com seus pais, os casais precisam melhorar a comunicação e ficarem mais tempo a sós. A família é um presente de Deus e cada um deve ter a sua participação. Algo de bom acontece quando alguém dá o primeiro passo. Precisamos realmente avaliar com carinho a solicitação daqueles que fazem parte de nossas vidas e tomar cuidado para que a demora de atitude não desgaste os relacionamentos familiares. Há expressões não verbalizadas como tom o da voz, maneira de falar, formas e formas de responder. Compus uma canção para um grupo de relação de ajuda o qual valoriza a vida, onde um filho fala para seu pai. Observe só: “é como se eu não estivesse com você ao meu lado para desabafar todo o meu mal de amor. Se eu me aproximo, você me rejeita ou me faz um sermão, está com pressa, muito ocupado, muda de assunto, não presta atenção. Sinto-me só. Desesperado para encontrar alguém que possa me enxergar. Enxergar tudo que estou sentindo. Eu preciso de um amigo pra desabafar!”. É dentro de nosso lar que precisamos investir em laços de amizade e companheirismo. Fazer amizade é saber cativar. Se não fizermos isto, com certeza o mundo fará de forma sutil e sórdida. Gastamos tempo com tantas coisas que nos interessam e se está em nossa lista de interesses terem um relacionamento profundo e sólido familiar, é bom valorizar a importância de ser presente na vida daqueles que dizemos amar. Não há nada de errado em ter progresso e prosperidade. O que não é legal é em nome do tal chamado “conforto”, negligenciar o que realmente faz sentido. Constituir uma família é bom, mas mantê-la estável é realmente fascinante! Se tu creres, verás a glória de Deus! Deus quer a nossa realização total e para isso, nos orienta em sua palavra, a Bíblia Sagrada.

Capitulo 1

O propósito de Deus

A princípio Deus criou o homem e a mulher com o propósito de glorificar o seu santo nome. Você, mulher, foi criada para a glória de Deus. O propósito de Deus chama tanto o homem quanto a mulher a assumir suas responsabilidades. Não há discriminação. E este é para que também sejamos produtivas, frutíferas, colaboradoras para o desenvolvimento saudável de todos na sociedade. Não precisamos disputar o lugar do homem, pois todos foram criados conforme a Sua imagem e semelhança. A oportunidade é para todos. O plano de Deus é justamente para que venhamos “comer” o melhor desta terra. Is.1:19 “Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra”. A verdadeira prosperidade começa quando abrimos o coração para Jesus. Isto quer dizer, quando o deixamos assumir o controle de nosso comportamento. Extrair o melhor da terra implica em querer, ouvir o que Ele (Deus) tem a nos dizer. A Bíblia fechada é apenas um livro, mas aberta é a boca de Deus ao coração quebrantado e contrito. A verdadeira fé é baseada nas promessas que Ele nos deu e é fortalecida na medida em que a exercitamos. É pela fé que vamos à igreja e desenvolvemos a socialização numa relação de ajuda. É pela fé que oramos e amamos uns aos outros. É pela fé que deixamos os princípios de Deus equilibrar nossos impulsos. A fé, assim como o amor, não é sentimento e sim atitude. Deus revela a sua vontade através de Sua Palavra e se queremos vencer, precisamos crer e obedecer. A prosperidade de Deus em nossas vidas é de dentro para fora e continuará no céu. Nunca se acabará.

Sociedade com Deus.

Em uma sociedade, ninguém decide por si. É necessária a aprovação do outro sócio. Não é coerente tomar decisões sem avaliar os possíveis lucros ou prejuízos. Tenho acompanhado o drama de muitas pessoas que deixam para depois a participação na sua igreja. As razões são diversas. Trabalho, vida social, pessoal ou familiar. Não querem mais assumir responsabilidades na igreja. Os motivos são sempre os mesmos. Não deveria ser assim. Parceria com Deus é totalmente o inverso. Há outras que não querem compromisso com igreja e nem com Deus, focadas apenas em seus interesses.

A família espiritual serve para alicerçar a fé e renovando forças para a batalha da vida. “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (Atos 16:31). A mulher que tem sociedade com Deus terá grandes conquistas e não perderá sua alma. “Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? ou que dará o homem em troca da sua vida?” (Mateus 16:26). Não vale a pena desprezar a importância de fortalecer o corpo de Cristo e ser participativo na Casa de Deus. De acordo com a Palavra de Deus, o lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos (2Tm2:6). Ter Deus como sócio é na verdade deixar que Ele seja o dono da sua vida!



Mas quando há ausência de propósito?

Desespero é ausência de esperança. Há momentos em que as circunstâncias sugam as forças na vida de uma mulher. É neste momento que ela começa a pensar que qualquer esforço será inútil. De que valeu a dedicação? De que valeu ter princípios se a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco? E é assim que o desespero entra e toma lugar. A incredulidade e dúvida absorveram a fé e com isso vem o desânimo, a busca desenfreada para aliviar a dor de sentir-se prejudicada, a busca do prazer em várias coisas ou o desinteresse de tudo. É o descontrole emocional, enfim, é um acúmulo de decepções, maus tratos, rejeições, traições, que assumem o controle do comportamento. Anda, vagueia sem direção, sem controle, sem destino. Andar sem rumo é como andar de carona num carro desgovernado. Nunca se pode calcular a sua trajetória, mas com certeza pode-se prever como será o seu fim: Um tremendo desastre! Acordar pela manhã sem desejo de realizar algo, por mais simples que seja como cuidar da aparência, enfeitar-se, limpar a casa, uma nova receita, atender ao apelo de uma amiga. Fazer um curso ou arrumar a bagunça do armário... Se você conhece alguém assim pode ter certeza, esta pessoa precisa de ajuda e não de críticas que para nada servem. Um simples gesto amigo sempre fará a diferença. Por mais eloqüente que sejam nossas palavras, nada melhor que interceder a Deus em favor daquele que sofre. Se este alguém é você, saiba que vinte e quatro horas do dia o Consolador estará pronto a ouvir suas queixas e decepções. A ausência de propósito também pode conduzir à ausência de vida própria passando viver a vida alheia, sutilmente impondo aos mais próximos os seus interesses não alcançados. Está sempre à espera que alguém lhe faça algum favor. O dia em que nascemos foi incrível! Não lembramos nossas reações, mas ao passar do tempo aprendemos a virar da cama, sentar, andar falar sem que alguém estivesse nos empurrando. Muitas vezes o colinho que toda criança adora, foi negado. Da mesma forma precisamos aprender como trabalhar as emoções. Saiba que se na dificuldade ninguém lhe deu a mão, é porque é você mesmo precisa aprender se levantar.

Houve um período em que acordava com a sensação de que ia morrer a qualquer momento. Fiquei assim por um longo tempo. Comi demais, comia tanto que até a sobra da comida dos meus filhos devorava. Deixei de fazer exercícios, não tinha ânimo para conversar, pois eu só me sentia bem falando de mim, o quanto estava insatisfeita. Percebia que as pessoas com quem me relacionava não estavam interessadas em compadecer-se com meus sentimentos, mas somente com o que eu poderia oferecer como pastora. As alterações no meu humor eram freqüentes e tornei-me uma pessoa retraída. Por mais que orasse e procurasse fazer as coisas certas, tinha sempre um novo fato que abalava meus ânimos. Tornei-me PHD na ACADEMIA BRASILEIRA DE PROJETOS INACABADOS. Minha fama estava no chão dado ao fato de abandonar tarefas. Ouvi muitas vezes: “Tudo o que a Cristina faz, ela abandona”.

A mudança aconteceu quando li e meditei na palavra de Deus. Salmo 118:17-19. “Não morrerei, mas viverei, e contarei as obras do Senhor”. Impactada por esta mensagem, senti como se tivesse recebido uma transfusão de sangue. Eu estava anêmica. Desde aquele dia passei a declarar em viva voz: “Não morrerei, não morrerei, não morrerei. Antes viverei e contarei as obras do Senhor...” Nesta época lembro-me de pregar para mim mesma em frente ao espelho. Aprendi que não sou eu o centro das atenções, não é do meu jeito que as coisas funcionam de fato e de verdade. Aprendi que meu contrato com Jesus tem a marca de um sangue inocente derramado por mim na cruz do calvário, prova de um puro e profundo amor. Amor este que me atrai cada dia despertando tudo o que há de melhor. Estes são os motivos porque quero progredir a cada dia, não por status, mas porque eu sei que Ele vive. Quero aprender mais e mais lidar com as adversidades e me levantar quantas vezes for preciso.

Deus o trouxe de volta

Não é minha intenção fazer deste livro mais um manual de como aprender com as derrotas. Todos têm experiências, aprendem ou não com elas. A história de José é uma das mais lindas histórias bíblicas. É um exemplo de muitas virtudes, ao contrário de minha atitude. Talvez devesse não abrir minha caverna de horrores, mas como não dizer o que Deus fez em minha vida? Abandonei um sonho, mas o Senhor por Sua infinita graça trouxe o meu sonho de volta! Enquanto homens, jovens e mulheres escalam picos e montanhas enfrentam terra, céu e mar, dedicando o melhor de suas vidas, em horas e dias pela auto-superação eu pensava que não ia conseguir. Meu pai foi ex-combatente, suboficial da Marinha do Brasil. Desejava chegar a Capitão de Corveta, mas interrompeu a carreira para dar mais atenção a minha mãe que era uma mulher muito doente e aos oito filhos. Passou anos de sua vida cuidando de nós. Embora fosse um bom pai, tinha o vício da bebida, o que afetou toda família. A vida dele se tornou um terror! A nossa também. O meu sonho era que ele se convertesse ao Senhor Jesus e se orgulhasse de mim. Ao ver minha dedicação ao estudo da palavra de Deus, não viu futuro nenhum para mim. Ao me converter ao Senhor Jesus, minhas amigas e amigos sumiram. A família não entendeu e nem apoiou. Meus irmãos riam de mim o tempo todo. Deixei de ser chamada para os passeios, festas, porque não era mais como eles queriam que eu fosse. Meu pai então, nem se fala. Passei a ser a tristeza dele. A esperança da família tomou-se "barata de igreja". Era tudo muito difícil para mim. Era conhecida de longe pela roupa que usava. Muitas vezes ia a igreja de chinelos por falta de calçados. Seus conselhos eram mais palavras de criticas do que de diálogo e orientação. Por mais que me esforçasse eu tinha medo de me aproximar para tirar dúvidas. Ele queria que eu fosse "alguém na vida", mas eu não sabia como. Por um tempo abandonei o sonho de ter um pai cristão temente a Deus. Abandonei o sonho de vê-lo na escola bíblica dominical. Deixei de interceder dizendo estar nas mãos de Deus. Mentira minha! Eu havia posto urna pedra sobre o assunto. A salvação do meu pai era a maior dificuldade de minha vida. O tempo passou. Casei, tive filhos. Minhas orações pelo meu pai eram superficiais. Mas Deus teve misericórdia e entrou com salvação em minha família. Eu voltei a interceder pela vida de meu pai com intensidade e no tempo de Deus as coisas começaram a acontecer. Minha mãe, meus irmãos, Tereza, Pedro, Ivo e Toninho aceitaram a Jesus antes de falecerem, mas para que meu pai se convertesse ao Senhor foram vinte e cinco anos de espera. Meu pai, já idoso e cansado adoeceu com câncer no pulmão. Agüentou firme até onde pode. Ainda lúcido entregou sua vida a Jesus aceitando-o com seu único e suficiente Salvador. Lia o livro de Provérbios ao lado dele enquanto dizia que aquelas palavras lhe eram tão doce como o mel. Aos poucos suas forças diminuíam à medida que a falta oxigenação do sangue aumentava. Foram dias presenciando a morte lenta de meu pai. Já não se alimentava mais. Várias partes do corpo com metástase, sem posição que o aconchegasse, sem descanso... Ele dizia que seu conforto era a palavra de Deus. Assim nos aproximamos e conhecemos melhor um ao outro. Apenas três meses... Ele dizia: "Morrer é muito difícil e eu estou pagando por tudo de errado que fiz...!" Eu lutava em todo o tempo e até ao fim tentando provar que ele era um vencedor: “Pai, o senhor venceu o vicio da bebida e do cigarro, sacrificou sua própria carreira militar fazendo questão de criar os filhos e cuidar da mamãe... Pai, se o senhor errou em algo, foi na tentativa de acertar! Muitos homens por muito pouco abandonaria a família ou trocaria de mulher, mas o senhor não fez isso! Aprendi a valorizar as virtudes dele. “-Pai, o senhor ficou com a gente!O senhor foi o maior evangelista de todos os tempos, pra mim, pois foi através do senhor que conheci o Evangelho do Senhor Jesus... Lembra? Lembra da Bíblia em quadrinhos que o senhor me deu de presente? Pois é, pai. Eu li tudo! Mudou a minha vida, sabe? E ate hoje eu lembro! O senhor foi o primeiro instrumento de Deus para que eu desejasse ser o que sou hoje: Uma serva de Deus! Solange e pastor Valdecir fizeram o apelo da salvação e aos 75 anos de idade meu aceitou a Jesus como seu único e suficiente Salvador, onde estava internado. Papai largou aquela religião que tantas vezes pregou. Uma religião morta e insuficiente para satisfazer o interior da alma. Daquele dia em diante curtimos juntos, noites em claro os hinos de Vitorino Silva e Feliciano Amaral, os nossos prediletos. Um mistério aconteceu entre nós. Depois do seu primeiro derrame, ele trocou o meu nome. Passou me chamar de seu anjo da guarda. “Cadê a minha "anja da guarda"? Em tempos atrás eu era o "desgosto" dele, a “barata de igreja”. O desgosto que meu pai sentia, transformou-se em orgulho santo. Falava em alto e bom som para todos ouvirem. Com alegria apontava com dedo para os enfermeiros que apareciam no quarto. "Minha filha é uma pastora!" Ele nunca me olhou nos olhos para dizer: “-Filha, eu te amo”. E eu nunca tive coragem para dizer o quanto o amava. Na véspera de sua morte disse o que desejava dizer a muito tempo. Sabia que ele estava morrendo e aquela poderia ser a minha última oportunidade. "_ Pai, me desculpe ficar longe do senhor esses cinco dias sem vê-lo...é que adoeci. Passei cinco dias ininterruptos com meu pai sem dormir e meu corpo não agüentou. “- Eu tentei ficar acordada mais tempo cuidando do senhor, mas eu tive que descansar um pouco. Pai, eu não quero que o senhor tenha culpa de nada. O senhor sempre foi um pai maravilhoso... Se os meus irmãos não podem dizer o mesmo, não é culpa sua. Eu vou honrar seu exemplo de renúncia e tudo que pode fazer por nós... Pai, eu nunca disse que te amo. Hoje me arrependo de não ter dito e nem demonstrado mais vezes pro senhor. Eu te amo pai!!! Eu te amo, eu vou sempre falar com muito orgulho do senhor. Fica na paz, pai. Agora sei que o senhor está com Deus e Ele está com o senhor também. “Senhor Jesus, recebe meu pai Jair em teus braços porque ele já cumpriu a sua missão”. “- Papai vai com Deus porque agora Ele te espera de braços abertos”. Papai já estava em estado de coma. Acreditei que podia me ouvir. Ele chorava. Lágrimas escorriam de seu rosto quando eu falava com ele. Sei que ele queria viver, mas a vontade do Senhor prevaleceu. Bendito seja o nome do Senhor. Papai faleceu, mas antes, glorificou a Jesus com seu testemunho. Ele marcou a minha vida com sua coragem e dedicação. Aconteceu comigo. O Senhor ouviu o meu clamor. Pastor Valdecir, Solange, Marlene e Simone foram pessoas que presenciaram cenas fortes neste processo. E louvo ao Senhor por poder compartilhar com você também.

Cá entre nós...

Vivo em pleno desafio. Falar de superação no momento em estou passando, é realmente um tremendo desafio, pois a cada instante sou tentada a desistir. O que me faz prosseguir é a garantia que a Palavra de Deus me dá: Sei que o mínimo de esforço abrirá espaço para Deus agir em meu favor. Independente das circunstâncias eu devo me esforçar. Adoeci e precisei de todo o tipo de ajuda. Uma pessoa doente precisa se esforçar dentro de seus limites. Foi o que fiz: Esforcei-me. Cada esforço deve ter um acompanhamento especial por alguém capacitado. Algumas escolhas na minha vida não deram certo, mas prossegui. Não lamento mais os fracassos, aprendi com a vida que Deus me deu. E policio-me para não mais me desculpar justificando meus fracassos. Eu errei, mas hoje sigo em frente. E você? Creio que Deus está conosco nos ajudar a acertar. O tempo passou pelas minhas mãos e não pude evitar ver meus sonhos sufocados, mas sei que posso reagir para sair do sufoco. Sei que Deus tem grandes planos para mim e eu quero investir pra valer no plano Dele para minha vida. Ele quer prosperar cada um de nós. Que você,amiga, possa dizer no mais profundo do seu coração: Serei dedicada e perseverante daqui para frente. Buscarei a orientação de profissionais competentes, e não ficarei mais atolada na lama de lamentações. Serei uma dona de casa melhor, mãe participativa, esposa carinhosa, uma profissional competente, uma pessoa útil na sociedade. Etapa por etapa superarei meus próprios limites. Farei o melhor que puder. Simplesmente me esforçarei e terei bom ânimo. Tomarei cuidado com a perfeição sem humildade, pois misturando, vira prepotência e arrogância. Farei progressos, um dia de cada vez. Em Cristo somos mais que vencedores!!! Por meio da fé! É pela fé!!!

Galardão para os fiéis

Hb 11:33 Os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões.

Ap 2:7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

Ap 2:11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dado da segunda morte.

Ap 2:17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

Ap 2:26 Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações

Ap 3:5 O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

Ap 3:12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome

Ap 3:21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono.
Capítulo 2

Toda mulher com propósitos é uma mulher determinada
 “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;” Mateus 16: 24
Na prática não há definição melhor sobre determinação do que a ilustração feita pelo Senhor Jesus. Determinação é querer com paixão, com garra, com intensidade a ponto de insistir, não voltar atrás, estar desempenhada em superar suas energias buscando recursos que ajude na auto-superarão, visando vencer.
É necessário tomar as rédeas da situação através do poder da oração. A oração é o primeiro passo para vencer obstáculos e estar próximo de Deus. Creia no poder da oração e ore. Não há meio termo, é aceitar ou rejeitar. É também arriscar-se, desprender-se de aprovação ou reprovação dos que pensam que a oração é o ultimo recurso a recorrer. Tenha a aprovação de Deus. Ser determinada é pisar o solo da fé em Deus com a certeza de Sua vontade.  Existem mulheres corajosas que muitas vezes não sabem ler, nem escrever, mas que não se deixaram vencer. Estão sempre prontas a lutar sem tréguas de joelhos, dobradas diante de Deus e rosto no pó. . Enfrentam “lobos”, “tempestades” e “serpentes”. Esperam o tempo necessário, mas são determinadas. Deixam-se levar pela inspiração do Espírito Santo, pulsando nas veias o objetivo de viver os sonhos de Deus. Estão sintonizadas em oração constante. A estatura de uma mulher mede-se a partir de sua dependência de Deus. Ele (Deus) é a fonte inesgotável de poder. É esta a verdadeira mulher determinada, a que se garante em Deus apenas.

Débora, determinação e feminilidade
Juízes 5 :7 “Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu Débora, me levantei, até que eu me levantei por mãe em Israel.”
Interessante o significado do nome de Débora. Significa abelha. As abelhas são extremamente disciplinadas e organizadas na reprodução do mel e proteção da colméia. “As abelhas podem estabelecer sociedades que são grupos de organismos de uma mesma espécie que cooperam entre si, dividem os trabalhos e se comunicam”. Reprodutoras do mel, da cera e da própolis importantíssima no uso medicinal. Observando a vida de Débora e das abelhas podemos ver muita semelhança. Quando Deus criou você, esta mesma determinação ele soprou liberou sobre a sua vida. Coragem! Hoje nós precisamos ser as “Déboras” do século 21. Receba em nome de Jesus esta unção agora. Ela se reveste da autoridade do Espírito Santo para, assumir responsabilidades porque acredita mais em Deus do que nos problemas. Nas dificuldades sabe o que fazer: Vai pelas promessas de Deus e não pelo palpite de outros. Quando solteira não deixa para os familiares à tarefa de colaborar para o bom andamento da família, não é ausente não é individualista. Se casada, não deixa para o marido ou a mãe a função de educar seus filhos. Ao lado do marido é atuante na economia doméstica. Há aquelas dos lados extremos: querem estar no controle de tudo ou controlada por todos. Ainda existem mulheres que não procuram saber o que é um extrato bancário, não sabem verificar o limite disponível do cartão de crédito ou saldo bancário. Não sabem por que não preferem não saber. Ainda existem, homens que vedam o aceso da esposa, a esses conhecimentos. Contudo, ainda há muitos homens que gostariam que a companheira estivesse preparada para as eventualidades. Esta mulher estará precavida das eventualidades e com certeza, terá como resolver problemas na ausência do cônjuge. Não ficará “perdida” como “cega em tiroteio”. Deus precisa de mulheres determinadas para a Sua obra!
Juízes 5:7 - Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu Débora, me levantei por mãe em Israel.

Cap 3

Toda mulher com propósitos é uma mulher confiante

Confiança em Deus sendo confiável por Ele
Em nossa natureza humana o que é seguro quanto ao dia do amanhã, o que nos garante a estabilidade, proteção, providencias? Em nossa natureza, nossa força é como a flor da erva. Nasce, murcha, seca e cai. Nada levaremos dessa vida. Mas quando essa natureza humana está em sintonia com Deus o sobrenatural age em nosso favor. Podemos crer no amanhã, num dia abençoado onde tudo acontece com a permissão de Deus. Confiança em Deus é valer-se de Suas promessas. Ser confiável por Ele é fazê-lo sentir a nossa presença, o nosso amor e apego pela verdade libertadora que é a Sua Palavra. É nossa disposição de buscá-lo cada dia mais com a certeza encontrá-Lo. É estar tranquilo sabendo que Ele jamais te deixará porque você também está firme no propósito de dar o melhor de si para Ele. Crer no íntimo: “Deus pode e deve controlar minha vida, mas eu também sou responsável nessa parte”.
Irmã Noêmia, mulher confiante em Deus
Não basta ser autoconfiante! Irmã Noêmia, não teve outra alternativa a não ser confiar em Deus. Venceu muitas batalhas por sua autoconfiança, mas foi somente confiando em Deus que venceu o mal do câncer. Teve o propósito no seu coração de ser curada do câncer maligno nas duas mamas. Ela conhecia a vontade de Deus que diz que o Senhor veio para salvar, curar, libertar! Não desistiu. Fez os exames que constatavam a doença, mas antes de prosseguir o tratamento, deu um espaço especial para o Senhor Jesus agir. Orou intensamente pela sua cura, crendo que o Senhor a atenderia. Num dia, ainda em oração, e quase sem forças de tanto buscar ao Senhor, sentiu um sono muito forte e adormeceu num sono de quase 48 horas. Seu marido, homem de fé confiante em Deus ficou ao seu lado. –”Noêmia transpirava muito” dizia ele. Irmã Noêmia acordando do sono, já não sentia mais dor nos seios e os caroços haviam sumido completamente! Glória Deus estava curada!!! E os médicos tiveram que admitir o milagre. Confiança em Deus acima de todas as coisas gera também autoconfiança necessária para não desistir diante das dificuldades. Não podemos ignorar a importância de confiar em Deus e confiar em nosso potencial como dádiva Dele, pois Ele nos criou com poder de realizar grandes coisas. Algumas mulheres perdem a autoconfiança de acordo com sua história de vida.
Autoconfiança abalada não impede de Deus agir.
O complexo de Moisés.
  • Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
  • Então respondeu Moisés: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu.
  • Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! Eu não sou eloqüente, nem o fui dantes, nem ainda depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
  • Ele, porém, respondeu: Ah, Senhor! Envia, peço-te, por mão daquele a quem tu hás de enviar.
Para onde foi toda aquela sabedoria adquirida no palácio quando ainda era jovem? Moisés não acreditava mais em si mesmo. Estava cheio de complexos. Foi difícil de acreditar que era ele o escolhido de Deus para libertar o seu povo da escravidão do Egito. Mas o Senhor não permitiu que ele ficasse prostrado e o animou! Com você não será diferente, querida!
Confie em Deus antes de confiar no seu potencial. Mas acredite! Você nasceu capacitada pelo Criador para realizar seus propósitos. Talvez já tenha se aborrecido com pessoas que você pensou que te atrapalharam. Não pense que foi o seu marido, nem seu pai ou sua mãe, ou professor. Foi Deus que permitiu! Às vezes Deus permite certas coisas para que possamos ser mais sensíveis aos problemas dos outros e a voz do Seu santo Espírito. Verdadeiramente “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Isto aconteceu para que a glória de Deus se manifeste em sua vida! A sua vida é para a glória de Deus! Tudo é permissão Dele, querida! Não reclame, invista a sua confiança em Deus! Creio no Deus que restaura emoções, sentimentos tornando-os saudáveis nos dando paz. Ele é a paz, amada! Questões como: “Não mereço... Acho que sou errada demais para Deus me abençoar... Ou: Ninguém colabora!... Será que vou conseguir? Jogue esses pensamentos negativos fora! Se você acha que não consegue, procure ajuda especial, mas não aceite permanecer neste mal. Pensar negativamente será o mesmo que construir muros, empecilhos para não prosseguir.
As dificuldades existirão, porém não são elas que determinam a nossa história de vida. Preste muita atenção, amiga: Ninguém poderá fazer nada se você mesma não decidir e alcançar os seus objetivos. É importante ir à luta e conquistar. Deus abre portas até onde não há paredes! Existe gente que não mede as conseqüências e passam por cima de qualquer um, mas Deus garante as que agem prudentemente. Não devemos procurar o caminho mais fácil para garantir um espaço.
Sucesso é muito mais que títulos
O sucesso não deve ser medido pelo nível social, intelectual ou coisas que possamos adquirir. É muito mais que títulos. Ser uma mulher de sucesso é ser feliz acima de tudo! Ore, faça planos e trabalhe, ajude e deixe que outros lhe ajudem também. Que muitos glorifiquem ao Senhor por sua dedicação. Faça tudo para a glória de Deus e no final de tudo, verás como foi gratificante permanecer confiante. Durante a caminhada surgirão ocasiões que exigirá mais de você. Mais do seu valor próprio, mais de sua determinação, estratégia, coerência, humildade, caráter, preparo, poder, submissão, mas confie que “Aquele que começou a boa obra a terminará”. Deus é contigo!

Cap 4

Toda mulher com propósitos é uma mulher valorizada.

O mínimo de consideração
Já observou que costumamos esperar mais dos outros do que de nós mesmos? Somos sucessíveis em receber homenagens e aclamações por nossos esforços e conquistas, porém, sentimo-nos na maioria das vezes despreparadas quando o assunto é gratidão. Esperamos mais dos outros do que de nós mesmos. Habituamo-nos a cobrar e poucas vezes observamos uma atitude gentil. A verdade é que todas esperam sempre o mínimo de consideração por tanta dedicação. Poucas desfrutam o sabor da retribuição. Há outros casos como o da dona Juracy que detesta o dia das mães. A constante indiferença e ingratidão dos filhos tornaram as datas comemorativas momentos de amargura. Um dia de homenagens mais de trezentos dias sofrendo com a desobediência dos filhos. Em que sua a vida se transformou? Em um serviço de hotelaria onde todos desfrutam e você se sente a mais prejudicada? Em um campo de batalha onde é cada um por si? Ou um navio afundando e salvem-se quem puder? Se sua vida está assim ou caminhando para isso, a minha oração é para que haja uma mudança imediatamente em nome de Jesus. Antes de esperar receber qualquer reconhecimento, há uma pergunta que não quer calar. Como você se valoriza?

Querida amiga, cuide-se bem!
Toda mulher com propósitos é uma mulher valorizada porque se valoriza.
Como você se cuida? Está bem de saúde? Gosta de cuidar da aparência? Qual foi sua última visita ao ginecologista para os exames de rotina? Que acha de dar um pouco mais de atenção a pequenos detalhes? Cuidar da saúde, fazer exercícios, respeitar seus limites é ultimo plano ou você está esperta quanto a este assunto? Se não, descubra-se! Você é uma mulher de grande valor, sabia? Cuide-se bem. Vamos lá... A mulher precisa entender que os primeiros passos em rumo à valorização não depende dos outros, mas de si própria. Muitas reclamam que são cobradas e não são reconhecidas pela dedicação. Tudo bem é verdade. Mas a solução não é reclamar e sim saber se cuidar.  Jesus disse: “Ama o teu próximo como a ti mesmo!” Mateus 19: 19. Essa deve ser nossa postura interior. Estar bem para fazer o bem e desfrutar bem!

Mulher, você não precisa ficar com as sobras!
“Até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos...” Mateus 15:27.
“As sobras”. O que tem sobrado para você se é que resta alguma coisa?
O detalhe é como você encara os fatos: olhar empreendedor ou olhar de demérito. Tudo parte do princípio de quem é você em Cristo. O trecho no livro de Mateus diz: “Até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos...” Sim, aquela mulher contentou-se com as sobras, mas o detalhe é que ela confiou que com Jesus por perto dando-lhe a bênção as migalhas seriam um verdadeiro banquete. As migalhas apenas nas mãos daquela mulher em nada acrescentariam, mas as migalhas apresentadas para Deus não seria diferente, como os cinco pães e dois peixinhos capazes de alimentar multidões. Esta mulher preferiu ficar com as sobras. E esta mulher que não desprezou as sobras foi a mesma que teve a admiração de Jesus por sua fé. Foi valorizada por sua fé! Todos têm diretos e o dever de fazer suas escolhas. É uma escolha pessoal desprezar ou não as sobras. Alguém já lhe disse: Espera aí; Agora não; Depois...; Amanhã...? Apresente as sobras que você tem recebido e apresente-as a Jesus hoje mesmo! E por favor, não finja que está tudo bem. Estamos a sós com Deus aqui neste lugar, ok?  Interiormente está insatisfeita, amarga, depressiva, sempre sentindo que é passada para traz, sente-se a prejudicada na situação. Saiba que nunca estarás sozinha nesta sensação de ficar com as sobras. Se te serve de consolo e motivação, saiba que eu muitas vezes tive que me contentar com as sobras de muita gente, mas aprendi com o exemplo de Jesus que os humildes herdarão o reino dos céus. E hoje vivo a partícula desse reino maravilhoso no fundo do meu coração, pois a paz que Ele me dá não tem preço que pague. Hoje, não tem importância se é pouco ou muito. Jesus vem e completa na medida certa! Aleluia! Ele sabe o que é ter o mínimo das pessoas e muitas vezes até nada. Nos dias de hoje Jesus fica com as sobras de muita gente, mas mesmo assim oferece-nos mais e mais do Seu perdão dia a dia por atitudes miseráveis cometidas com Ele. Será que ainda oferecemos a Jesus apenas nossas sobras? Porque não podemos fazer o mesmo como Jesus e estender a mão para perdoar a cada dia a quem nos deixam sobras? Desprezar as sobras é perder a chance de amar e ver o que pode acontecer quando semeamos atitudes de fé e amor. Quem agir assim no mínimo será feliz. Não será inútil o esforço de ter um espírito pacífico, apaziguador, paciente, longânime. Ninguém gosta de sentir-se “deixado pra trás” ou deixado de lado, mas é interessante perceber pequenos detalhes que fazem a diferença. Reclamar não resolve absolutamente nada. Esta mensagem aplica-se a todas as áreas da vida seja ele a sentimental, profissional, etc. Lembre-se: Aquela que admirou o Dono do Banquete foi a que não desprezou as sobras tendo uma atitude humilde, inteligente e cheia de fé. Acredito que para os nossos dias ainda nos resta um tiquinho de fé. E desta não podemos abrir mão. Peço ao Senhor neste momento que nos ajude a observar detalhes que diferenciam a nossa postura diante dos dilemas do dia a dia. O Senhor nos conceda habilidade para lidar com cada um deles. Amém.
Provérbios 31:30 “Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.”
Cap 5
Toda mulher com propósito é uma mulher estrategista.
A estratégia da mulher com propósitos está nas antecipações que precisa fazer. Estas antecipações são as formas para evitar maiores problemas na família principalmente. Aprendi de uma forma especial quando trabalhava vendendo enciclopédias. Aprendi que em vendas, nenhum vendedor é maluco de obrigar que comprem seu produto sem uma estratégia bem elaborada. As grandes oportunidades surgem através da arte tanto de saber ouvir quanto de como falar. Outro detalhe é a expressão corporal. Esta é uma linguagem denuncia com sinais as expressões físicas o que as palavras não falam. Saber ouvir e observar ajuda na prevenção muitos conflitos no meio social. É possível definir uma questão apenas captando as mensagens ocultas embutidas na expressão corporal da outra pessoa. Por exemplo, uma criança quando tenta mentir põe a mão na boca. Não é difícil perceber que algo está fora do normal. Um adulto é mais sutil. A pessoa que não tem o costume de mentir a voz oscila, gagueja, estremece, os olhos mudam de expressão, ficam vermelhos, piscam mais que o normal ou simplesmente não consegue olhar nos olhos. Este assunto não deve ser avaliado apenas por este ângulo, pois expressão corporal é um assunto interessante para ser estudado com mais profundidade. Não há como ganhar uma guerra sem antes vencer as batalhas. Para ganhar batalhas, precisa-se ganhar uma de cada vez.
Bem, já podemos resumir: Falar menos e ouvir mais. Dar atenção não somente as palavras, mas a expressão que a acompanha. Para ilustrar melhor este tema, vamos observar um pouco da história da rainha Ester. Ester conhecida por sua sabia estratégia. Uma das estratégias de Ester foi a modéstia. Privilegiada por ser a escolhida de Xerxes o rei da Pérsia. Ester desprezou sua graça e formosura valendo-se da fé nas promessas de Deus pela vida de seu povo. Ela tinha um alvo. O de livrar seu povo do massacre preparado contra eles, ela precisava evitar o extermínio de seu povo pelo poderoso exército persa. Mas como agir diante de um marido tão arrogante, violento, vaidoso, que se considerava um deus? Difícil, não é?
Ela agiu por etapas.  Ester 4:16 “-Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia;  e eu e as minhas moças também assim jejuaremos.  Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei;  e se eu perecer, pereci.”
Todo projeto precisa de um planejamento. A estratégia é o planejamento em ação, visando o sucesso. O projeto é sempre o mesmo, mas a estratégia é que define. Estratégia é a arte de explorar as condições favoráveis. A maior arma de Ester creio eu que foi a oração específica e não a sua beleza exterior. A estratégia fundamental da mulher não deve estar na beleza física, na capacidade intelectual,mas sim em seu caráter.  Toda mulher temente a Deus é estrategista porque tem a sabedoria de Deus. O segredo da rainha Ester foi não se garantir em sua graça e formosura. Ela conheceu seu marido, sabendo que este era mau, profano e altamente soberbo consistiu em investir mais em sua intimidade com o Deus todo poderoso! O segredo da vitória vem pelas bases: Obedecer e praticar cada vez mais a Palavra de Deus! Ela soube estabelecer as prioridades para alcançar o favor do rei. Assim também nós devemos agir. Com simplicidade, simpatia, exercitar a arte de falar pouco, não falar mais alto que o outro. Nós, mulheres somos de natureza emotiva, o que em muitas vezes perdemos pelo excesso desta. As novelas seduzem tentando mostrar que ainda tem algo de bom a ensinar, mas os fatos não negam: Pode a mesma fonte produzir água doce e água amarga? Não. Não viva uma vida de novela! Não há fórmula mágica. Se quisermos ser felizes, precisamos aprender a estabelecer as prioridades. Se Deus estiver no controle de sua vida, pode ter a certeza de um final feliz!


Cap 6 Toda mulher com propósito é uma mulher coerente
Provérbios 12:4 “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido; porém a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos.”

A sabedoria é pura coerência. Uma mulher com propósitos precisa ser coerente. A coerência nos leva a respeitar mais a vida e valorizá-la. Não é saudável adotar um estilo de vida pensando somente no outro ou apenas em si. Há diversos casos como o caso da dona de casa, da mãe, aquela que tem uma jornada dupla de trabalho e mulheres que tentam suprir as necessidades da família diante da ausência masculina no lar. Dia a dia dão o melhor de si, mas se desgastam sem ao menos reporem as energias. Muitas adoecem, negligencia a saúde, o estado emocional fica de lado e cada vez mais enfraquecido esquecem-se até de buscar mais comunhão com Deus. Mesmo motivadas pelo amor à família precisam encontrar um equilíbrio e assim estarem bem interiormente e assim aproveitarem melhor a vida nos seus relacionamentos. Por outro lado, há mulheres completamente diferentes das citadas. São o estremo: A falta de coerência nestas gera um comportamento inconseqüente como o caso daquelas que só pensam no seu bem estar. São as chamadas individualistas. Não enxergam, nem valorizam a opinião da família, do marido, enfim, a última palavra é dela e basta. Aliás, para essas, a última palavra em uma discussão sempre tem que ser a delas. Alegam vários motivos para continuarem seus projetos, preferem arriscar o que for preciso para realizar seus planos. Coerência é um dos pilares principais e indispensáveis para realizar um sonho. Coerência precisa estar em harmonia no propósito, na determinação e na estratégia.  A obstinação é a persistência exagerada e nela impera a teimosia, a relutância, a birra. A pessoa torna-se inflexível e irredutível. Precisamos cada dia de SIMANCOL para respeitar limites que sem ele, não haverá condições de medir as conseqüências.


Cap 7 Toda mulher com propósito é uma mulher humilde
Provérbios 22:4 “O galardão da humildade e do temor do Senhor são riquezas e honra e vida.”
Até onde vai a vergonha na cara?
A Bíblia registra a história de pessoas humildes e arrogantes. Mostra o início, o meio e o fim. A vergonha na cara é mais uma das mensagens sutis de satanás. Não deve ser confundida com o direito do cidadão, não deve ser comparada com auto-estima, nem tão pouco com “orgulho santo”, que de santo nada tem haver. Se verdadeiramente não agimos mais conforme os costumes mundanos, somos autoridades de Deus. Temos visão do reino, podemos entender a passagem bíblica da “mulher Cananéia”. Os evangelhos segundo São Mateus 15:22-28 e São Marcos 7:24:30 registram a história de uma mulher marcada pelos pecados de seus antepassados. Descendente de Cão, filho amaldiçoado (Gênesis 9:25). Pai de um povo revoltado, aborrecedores de Deus e idólatra (Deuteronômio 20:17). Pela Lei de Moisés aquela mulher não tinha o mínimo direito de ser feliz. Intrusa no meio dos judeus, povo escolhido para a redenção. Bastava-lhe vergonha na cara para não permitir mais discriminações, preconceitos, humilhações. Interessante que versículos antes Jesus acabava de sair de um debate com escribas e fariseus, homens consideramos sábios e conhecedores da Lei. Amantes da Tradição Mosaica, mas totalmente desprovidos do entendimento daquela mulher. Eles, de Deus nada sabiam, mas ela, a mulher cananéia, pode entender que a Lei de Moisés era útil exatamente para mostrar que sem a misericórdia de Deus o homem estaria perdido de vez! Somente Jesus cumpriu a Lei. Homem jamais foi capaz de cumpri-la. Ela percebeu que estava diante do Salvador e concluiu que de nada valeria a sua vergonha na cara. Adorou-O, humilhou-se e por ELE (Jesus) foi recompensada. Valeu a pena se humilhar na presença do Rei. Os humildes são exaltados por Deus. Os humildes não precisam de muito para estar satisfeitos, mas quando se doam dão o melhor de si. Os humildes têm um sono tranquilo, ao contrário dos orgulhosos e arrogantes que perdem o sono se forem contrariados.
Os humildes não se ofendem com as críticas, pois estão sempre dispostos a crescer através delas. O humilde por ser despretensioso, não faz idéia do quanto chama a atenção. É admirado por alguns, invejados por muitos, mas somente os humildes são exaltados por Deus e até pelos homens.
Excesso de humildade é depreciação, mas a humildade verdadeira anda de braços dados com a paciência como duas grandes e velhas amigas Existem projetos de curto, médio e longo prazo e a pessoa humilde Deus não decepciona. A simpatia, a concentração, a brandura, atenção, vontade de aprender são características da mulher humilde. Humilhar-se é o mesmo que rebaixar, submeter-se, sujeitar-se, tornar-se ou formar-se humilde. A humildade da mulher está no coração. Nem todas têm o mesmo temperamento, mas humildade cabe bem a cada um. Delicadeza, brandura, sorriso, forma de servir, capricho, são manifestações típicas de quem cultiva humildade.
 “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” Tiago 4:10.

Cap 8 Toda mulher com propósito é uma mulher de caráter

Rute3:11- Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseres te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.

Norman Schwarzkopf é um general da reserva do Exército dos Estados Unidos, que em 1991 comandou as forças de coalizão internacional na Operação Tempestade no Deserto (Guerra do Golfo) contra o Iraque de Saddam Hussein. À frente de um exército de 500 mil homens, a maioria de norte-americanos, mas também formado por sauditas, britânicos, franceses e egípcios entre outros, sob o patrocínio da ONU, Schwarzkopf liderou a invasão do Kuwait em janeiro de 1991 para libertar o país da ocupação efetuada pelas tropas iraquianas. Em seis semanas, as forças da coalização expulsaram as tropas iraquianas e devolveram o Kuwait a seus governantes. Em uma de suas declarações, disse: "Liderança é uma combinação de estratégia e caráter. Se você precisa ficar sem um, que seja sem a estratégia.”
O que parece confortável agora pode na verdade ser o desconforto do amanhã. Qual mulher nos dias de hoje desejam projetar suas vidas sem pegar carona no sucesso de outros? É a velha história da troca de interesses. É cômodo deixar que alguém pague as contas, mas não se iluda porque há um preço para manter-se nesse “conforto”. O que é cômodo agora pode não ser confortável amanhã... Respeito, amor e autoridade feminina são valores que não se compram, nem se vende. A escolha do parceiro, por exemplo. A mulher deve investir num relacionamento porque quer e não porque precisa de um que pague as contas. A mulher deve ter vontade própria e assumir as conseqüências de suas decisões. A mulher não deve transferir para outros a responsabilidade que é sua e não ferir para não ser ferida. A mulher quando decide vencer consegue fazer do silêncio a sua maior arma. A mulher que teme ao Senhor tem seus dilemas, mas está muito bem resolvida, pois sabe do poder que há em suas mãos. A mulher sábia edifica a sua casa. Provérbios 14:1. Pensar não cansa. O que cansa é permanecer na preguiça de agir ou viver aprisionada pelo medo. O comportamento de uma mulher determina o seu valor. Um deputado ímpio conhecido pela mídia generalizou as mulheres de hoje. Disse: “ São mulheres desclassificadas, alcançam seus objetivos trabalhando deitadas ao invés de conquistarem seus objetivos trabalhando de pé”. E como justificativa de pessoas sem Deus que se vendem e compram a moral dos outros, propagam a frase num tom irônico em resposta ao povo: “Pagando bem, que mal tem?” Isto sim, reflete a força imoral de uma sociedade sem princípios e sem Deus. Por mais que digam: “Não tem nada a ver” a mesma sociedade libertina, permissiva e hipócrita é a mesma que censura, esculacha e apedreja.   A mulher que teme ao Senhor deve valorizar a sua reputação diante de todos e principalmente diante de Deus. O caráter cristão e sem hipocrisias é modelado de forma gradual. É um processo evolutivo através de um novo estilo de vida. O fundamento está alicerçado nos princípios da palavra da Deus. Regenerada pelo sacrifício de Jesus na cruz do calvário ela mantém sua integridade. Não se vende, não agride a sua fé, não se porta indecentemente. Mulheres de caráter têm momentos de dor, mas mantém a sua integridade. São tentadas a ceder, às vezes erram, mas rapidamente se levantam. Não são “perfeitas”, porém, não sabem viver de bem com o mal. A mulher com propósitos, que teme ao Senhor espelha-se no caráter de Deus que é santidade, justiça, fidelidade, misericórdia, amor, bondade.

Cap 9 Toda mulher com propósito é uma mulher preparada
Provérbios 21:31 “ O cavalo prepara-se para o dia da batalha; mas do Senhor vem a vitória.”
Não as “preparadas, poderosas, glamorosas do funk”. São as preparadas pelo Espírito Santo. Estar preparada significa estar pronta para aceitar os desafios do dia a dia.
As grandes e melhores oportunidades de sucesso e vitória na vida pertencem a quem se prepara melhor. Nas forças armadas, no mercado de trabalho, nos esportes, nos concursos, nos relacionamentos pessoais, no ministério cristão, precisa-se passar pelas provas de aptidão. O preparo de base fornecido pela família com certeza refletirá no futuro de cada um, dependendo, porém da forma em que cada um utilizar.
A falta de preparo é a causa dos desesperos, fracassos, descontroles e falta de orientação. Nem sempre as influências poderão ajudar, nem sempre as coisas estarão sob controle. Nem sempre haverá como evitar problemas, sair da situação, sempre existirá uma sentença de derrota para tirar a sua paz. A luta dura um tempo tanto para começar quanto para terminar! E você precisará de preparo para suportar o peso do tempo! E você precisará estar preparada para coisas piores! E sem preparo, como será? Do Senhor vem a vitória, mas o preparo é pessoal. Vivemos numa cultura em que pouco se lê. O brasileiro ainda lê pouco. Poucas pessoas correspondem ao estímulo a uma boa leitura, debates, pesquisas, enfim. Poucos buscam a excelência do conhecimento como qualidade de vida e com o objetivo de servir melhor. Não estou dizendo que precisamos saber tudo, ainda porque isto seria impossível. O mínimo que podemos fazer é ter bons hábitos como o de ler bons livros e a Bíblia principalmente. É do Espírito Santo que vem o preparo. Não conheço e nunca conheci em toda a minha vida um aluno dedicado e assíduo da Escola Bíblica com problemas espirituais ou com a vida enrolada. Nunca vi.  Nunca vi um sincero aluno temente a Deus e dedicado da escola dominical ser demitido do emprego por justa causa, incompetência, irresponsabilidades... Se há algum caso, me comunique então! Nunca vi um fiel seguidor da Palavra de Deus sem a bênção de Deus. A Palavra de Deus é a maior fonte de preparo que existe através dos séculos. Eu fui curada de um problema de nervos, onde meu corpo não tinha coordenação e eu, consciente não conseguia coordenar uma parte do corpo.  Tinha muita dificuldade em aprender na escola secular. Foi meditando na Palavra de Deus que os problemas foram e não preciso de remédios para controlar a situação! Minha intenção não é contar vantagem, mas é a glória de Deus! Glórias a Deus! A mulher que deseja ser uma mulher preparada deve conhecer e praticar a Palavra de Deus, priorizar a oração, uma comunhão permanente com Deus, uma vida em ação de graças fé e consultar a Deus. Estar pronta. Estar disposta. Previdente, cautelosa, prevenida, precavida, prudente. Preparada para amar, preparada para o sucesso, para perder ou recomeçar, sabendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
Provérbios 21:31 “ O cavalo prepara-se para o dia da batalha; mas do Senhor vem a vitória.”


Cap 10 Toda mulher com propósito é uma mulher poderosa no Senhor!
Filipenses 4:11-13 “...porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontrei. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”
Abatida ou não, desistir, jamais! Feliz é a mulher que aprendeu a confiar no Senhor e de todo o seu coração! Já dizia o rei Salomão: “se te mostrares frouxo no dia da angústia, a sua força será menor ainda”. A mulher de Deus é poderosa, pois faz bom uso da palavra profética: “Tudo posso naquele que me fortalece!” Esta mulher não se entrega a sentimentos de autopiedade, mas se apóia em Deus através da comunhão. É positiva, não falando coisas que não acrescentam. Ela é poderosa por saber qual é o seu trabalho. O seu trabalho é descansar no Senhor! Não é auto-suficiente. Ela não assume o lugar de Deus achando que pode manipular os outros, dar uma “forcinha”, entende? Somente absorve o que edifica. Ela acredita e vai em frente! É poderosa na capacidade de perdoar, é poderosa na capacidade de respeitar a individualidade humana, não faz uso da última palavra, é capaz de humilhar-se aos pés do Senhor, , faz a sua parte, compreende, ama, corresponde às manifestações afetivas, é capaz de suportar o desprezo e, finalmente deixar-se ser amada.

Cap. 11 - Toda mulher com propósito é uma mulher submissa (companheirismo)
Lucas 1:38 -Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra
Por sua conta e risco
A jovem Maria, escolhida para ser a mãe do Salvador era temente a Deus, noiva e virgem. Naquela época, a violação destes valores era motivo de escândalo e em casos de traição, poderia haver sentença de abandono ou morte com apedrejamento. A moral não podia ser manchada. Maria recebe a mensagem do anjo de Deus e arrisca sua reputação para cooperar com o plano de Deus para ela e toda a humanidade. O resultado de sua cooperação foi exatamente o que podemos apreciar com o nascimento, vida, morte e ressurreição do Senhor Jesus que veio para buscar e salvar o que se havia perdido. Maravilha! Lucas1:26-38.

Quando a submissão da mulher é interpretada como atitude de companheirismo e cooperação torna-se possível este amadurecimento comportamental. Acredito que a mulher deve ser submissa não por falta de opção, mas porque tem objetivos sólidos. A Bíblia garante vitória para quem obedece. Qual significado da palavra submissão? Ato ou efeito de submeter-se a uma autoridade, a uma lei, a uma força.  Obediência, sujeição, subordinação. Disposição para aceitar um estado de dependência.
Nas relações familiares, a quem se deve submissão? Os filhos aos pais, a esposa ao marido, o marido ao Senhor.
A palavra submissão nos persegue, não é verdade, amiga? Ela está incutida de uma forma errada na cabeça de algumas de nossas queridas. Muitas mulheres ainda pensam que devem aceitar tudo, como forma manter um relacionamento, ou o emprego, seja lá o que for. Não querem perder...  A questão da submissão deve estar ligada à humildade e a coerência. Ou seja: Tudo que ultrapasse as regras de conduta social deve ser analisado. Exemplo: “Não quero que meu filho estude, mas sim, trabalhe”. Esta decisão é um absurdo e fere o direito de outro, ou seja, do filho. Infelizmente há famílias em pé de guerra, pois um se preocupa em mandar mais que o outro, e enquanto isso a casa permanece dividida. Está claro que a mulher deve estar submissa ao marido, mas que seja num ato de companheirismo e cooperação e pelo bem todos. Da mesma forma as autoridades, mas se essas tentarem nos obrigar a infringir a vontade de Deus, sinceramente não vejo porque obedecer.
Batalhe no reino do Espírito de Deus, a batalha espiritual. Não adianta declarar guerra com o pai, ou marido ou colega de trabalho ou o patrão! Isso só ajuda a piorar a situação. A sua persistente conduta moral deve ser o argumento básico para qualquer imposição que venha sofrer.
O que é considerado abuso perante a sociedade? O que é determinado crime perante a lei? Os princípios da consciência, da lei e da vontade de Deus devem ser como colunas em nossas construções.
Ao falar do limite da consciência é importante conhecer os deveres e direitos de cada um. É um erro muito grande entregar ao outro um direito seu. O direito de construir a sua felicidade, por exemplo. O erro começa quando os assuntos mal resolvidos são deixados de lado. O medo de abrir um diálogo é tão grande que logo é substituído por uma brincadeirinha ou coisa parecida. Não deixar claro um assunto pode ser o início de um grande problema. Alguém gritou? Alguém bateu? Alguém exagerou e ficou por isso mesmo? O que faltou? Diálogo? Discernimento? Coragem? Sinceridade? Nas relações familiares, creio que obedecer por obedecer anula a individualidade, mas obedecer com objetivo, firma o propósito. A mulher não deve ser submissa por falta de opção. Deve ser submissa porque reconhece a importância da parceria mútua! Às vezes não começamos da maneira mais adequada, mas o importante é que podemos decidir como terminaremos. Quando a verdade reflete nossos erros, é duro admitir, mas é necessário admitir se errou. É duro encarar a verdade. Quando estamos na balança e vemos o resultado daquilo que plantamos a dor vem. Graças a Deus, pois só sente dor, quem está vivo! Enquanto há vida, há esperança! Nem tudo está perdido. Deus nos preparou uma nova forma de vida, onde o domínio e autoridade estão em Suas mãos. Importa obedecer a Deus primeiramente, ao marido sim e autoridades também. Mas o único que possui autoridade suprema é Deus. Assim é o reino de Deus
Ser submissa ao Espírito Santo é o maior passo para alcançar seus objetivos. E esta é uma atitude individual. Mateus 5:16 diz: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Todo propósito, que seja para a glória de Deus. Deus espera que suas filhas, sejam úteis não apenas motivadas pela realização pessoal, mas para sejam bênção na vida de muitos e que vejam a diferença dos que servem a Deus e assim povoar o reino de Deus.
Ter a motivação correta submeter-se aos princípios da palavra de Deus é a forma totalmente correta para viver uma vida plena. “Seja feita a Tua vontade em minha vida, Senhor, assim na terra como no céu! Amém.”

Cap. 12 - Toda mulher com propósito é uma mulher que se defende
Existem duas formas da mulher se defender de qualquer tipo de mau trato. A ação preventiva e a defensiva. A segurança da mulher pode ser comparada com uma moeda de duas faces. De um lado a ação preventiva construída através do caráter e informação. E a ação defensiva movida pela coragem e meios de apoio. A informação é a busca do conhecimento de seus direitos e deveres perante a sociedade. A violência da mulher precisa ser encarada com muito cuidado e coragem. Muitas mulheres perderam ou nunca tiveram a noção do que significa autoridade e autoritarismo, submissão e flagelo. Abre mão de escolhas pessoais como religião, partido político, profissão, time de futebol, tipo da roupa, a cor do vestido, tamanho do cabelo, ser magra ou ser gorda na intenção de agradar alguém. É uma ilusão pensar que seremos capazes de suprir as expectativas das pessoas recebendo algo em troca . Segue algumas informações sobre os direitos da mulher de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), são direitos das mulheres:
  1. Direito à vida.
  2. Direito à liberdade e à segurança pessoal.
  3. Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação.
  4. Direito à liberdade de pensamento.
  5. Direito à informação e à educação.
  6. Direito à privacidade.
  7. Direito à saúde e à proteção desta.
  8. Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família.
  9. Direito à decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los.
  10. Direito aos benefícios do progresso científico.
  11. Direito à liberdade de reunião e participação política
  12. Direito a não ser submetida a torturas e maltrato.
 O que toda mulher com propósito precisa saber sobre atos considerados criminosos perante a lei. Lesão Corporal: casos de espancamento, socos, bofetões, pontapés, e uso de objetos, como facas, tesouras etc.
Estupro: relação sexual forçada por meio de violência ou ameaça (relações sexuais forçadas entre: marido e mulher; com deficiente mental; menores de 14 anos também são considerados estupro).
Atentado violento ao pudor: contato íntimo forçado, sem relação sexual.
Rapto: condução a força ou sobre ameaça para algum local com a intenção de ter contato íntimo, sem completar uma relação sexual.
Ameaça: intimidação, através de palavras ou gestos, indicando a intenção de fazer algum mal. Calúnia: falsa acusação. Difamação: ofensa contra a honra, na presença de outras pessoas. Injúria: ofensa, sem a presença de testemunhas. Cárcere privado: ficar impedida de sair de casa sem a vigilância do cônjuge. Ou totalmente isolada do convívio com outras pessoas.

Como prevenir a violência doméstica?
Evitar é a forma mais adequada para manter o controle da situação com uma AÇÃO PREVENTIVA.
Observe o comportamento do cônjuge antes de firmar qualquer compromisso. É nervoso? Irritado? Tem autocontrole? Procure saber com você está firmando um compromisso.
Não vá pelas aparências.
Observe se tem vícios e quais são?
É ciumento? É autoritário e possessivo?
Nunca faça provocações.
Não subestime os mansos.
Seja confiável.
Transmita confiança.
Suas famílias se respeitam?
Observe se ele respeita seus pais e irmãos?
Nunca fale dos problemas da igreja para seu cônjuge principalmente se não for cristão. Zele pela imagem de seu pastor (a). Falar dos problemas de sua igreja para seu cônjuge não solucionará o problema. Em vez disso, enfraquecerá a imagem do seu líder ou pastor, impossibilitando qualquer tipo de diálogo, caso um dia precise de seu líder ou pastor para conversar com seu cônjuge.
Ele tem certeza de que você tem proteção dos pais, irmãos e amigos. Isto ajuda frear qualquer agressividade sem motivo.
Ele deve saber que você está bem informada a respeito de seus direitos e deveres como mulher cidadã.
Você deve saber o que seu município e Estado pode oferecer em termo de apoio a mulheres vítimas de violência.
Você deve procurar um profissional da área para ajudá-la a refletir e tratar de sua saúde emocional. Pessoas capacitadas ajudam a refletir para que você possa tomar a melhor decisão. Conheça os tipos de agressão e como eles se manifestam.
Como se defender - AÇÃO DEFENSIVA
Órgãos competentes como a delegacia da mulher.
 A ação defensiva é a mais complicada e difícil, pois o ato do abuso ou da violência doméstica é nada mais nada menos que o afloramento de uma série de assuntos mal resolvidos.  Quando deixamos para depois o que deviamos ter sido feito na hora, a solução é remediar e esperar que o pior não aconteça.
Não há apoio concreto as mulheres vítimas de violência, o que inibe a atitude de muitas. Dominadas pelo medo, inseguras pela precariedade dos órgãos competentes, optam por não arriscar. O medo faz com que muitas abandonem o lar, filhos, afundando-se em problemas piores.

O que fazer diante dos casos de abuso? Qual apoio concreto que a mulher tem direito? A quem recorrer?
Geralmente, as vítimas de violência sexual sentem-se envergonhadas ou com medo de denunciar o agressor. Alguns casos de brigas podem ser resolvidos com diálogo através da ajuda de um conselheiro capaz, mas o de violência aqui apresentados exigem uma medida mais enérgica responsabilizando o agressor de seus atos. Informe-se, busque ajuda, tome uma atitude. Ninguém poderá fazer nada por você se você não estiver decidida a buscar ajuda e resolver essa situação! Peça socorro, não se cale! Não deixe o tempo passar. Seja rápida. Vá a seus pais, irmãos, quem puder te ajudar. Recorra aos órgãos competentes antes que seja tarde demais.


Conclusão:
Receba a sua cura, receba a unção de ousadia em nome de Jesus! Minha oração é no sentido de que você, mulher, acredite e invista no chamado que Deus tem para sua vida. Você foi chamada e escolhida por Deus para que através de você todos vejam o seu desempenho e sucesso. Que todos vejam suas boas obras e glorifiquem a Deus. “Sê tu uma bênção em nome de Jesus!”.  O propósito de Deus deve ser inquestionável dado ao fato de Sua existência, natureza e atributos. São exclusivamente suficientes para sabermos que Ele é soberano e Sua vontade é boa e agradável. Determinação, confiança, valor próprio, estratégia, coerência, humildade, caráter, preparo, positividade, submissão, segurança, são recursos que Ele libera sobre todas as mulheres de fé em Deus que desejam realmente viver uma vida com propósito. Portanto, creia, busque, receba a realização de seu projeto, mas lembre-se: Seu projeto precisa ter a aprovação de Deus. Sonhe com todos os seus direitos e privilégios de uma mulher de fé e não se admire se o seu sonho for o sonho de Deus realizando em VOCÊ!
Beijos e paz seja convosco, menina dos olhos de Deus!

contatos: crisrosa.contatos@gmail.com
(21)3358-2569

Nenhum comentário:

Postar um comentário