RELACIONAMENTO COM DEUS

Planejando a Vida Espiritual
Prª. Cristina Rosa

Devocional diário – Sugestões para uma vida dedicada ao Senhor

Fazemos vários planos para obtermos conforto, não é verdade? Muitas vezes pensamos na vida material como a coisa mais importante a ser decidida. O que pensar sobre o que realmente importa? Quando a morte vem, traz consigo a sensação de vazio e uma sombra de reflexões. Para onde vou quando ela, a morte, chegar? “Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?” (Lucas12:20). Se ao menos aprendermos a ordenar os nossos dias, o que não pode faltar na vida de cada um de nós, será um grande passo. “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios”(Salmo 90:12). Devemos pensar nas coisas de cima assim como pensamos no que temos que fazer no dia a dia. “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8). A vida passa e é por este motivo que resolvi compartilhar com você esta reflexão. Imagine-se ao receber um hóspede em sua casa. Este se comportará de acordo com a liberdade que receber. Imagine agora como se comporta o dono da casa. A liberdade é total. Não haverá restrições para tomar as providencias necessária. A questão é: Classificando Jesus como hóspede ou dono. Em que área de sua vida Ele se encaixa, como hóspede ou como dono? Em algumas ou todas as áreas? Eu quero lhe fazer a proposta de pensar e reforçar a importância de viver para Deus no seu particular.

Tenha a motivação correta
A vida de oração é encarada como um grande obstáculo na vida de muitos crentes, mas não deveria ser assim, pois orar é ter relacionamento com Deus! “Eu te invoquei, ó Deus, pois queres me ouvir; inclina para mim os teus ouvidos e escuta a minha voz” (Salmos 17:6). O Senhor Deus quer mais intimidade! Teoricamente aprendemos que Deus é onipotente, onipresente e onisciente. Ele pode tudo, Ele está em todos os lugares, Ele sabe todas as coisas. Então qual a razão de tentativas vãs? “Se Deus está comigo, porque comigo não funciona?” Que tal começar analisando o nível de intimidade com Deus? Qual o seu nível de intimidade com Deus? A intimidade com Deus deve ser tão real e profunda quanto a que temos com os amigos, parentes ou cônjuge. Lembre-se, Deus não espera ser seu amigo imaginário, pois Ele é real. As expressões de relacionamento com Deus caracterizam-se através da fala, dos pensamentos e das obras. Da fala por que é através dela que verbalizamos os pensamentos, dos pensamentos porque nele está o sentimento, das obras porque é o reflexo do comportamento. É deste apanhado de expressão que surge a mais sincera oração. Por isso, gosto de dizer que orar é tão importante quanto respirar.
1º: O que é importante no dia a dia do crente? - A ORAÇÃO (expressão de relacionamento com Deus que cuida dos seus). “Sem mim, nada podeis fazer”. João 15:5.
2º: O que é urgente? : AS RESPONSABILIDADES
Algumas definições sobre a oração:
·       Oração é fruto de relacionamento com Deus.
·       Oração é prova de arrependimento pelos pecados.
·       Oração é arma de guerra espiritual.
A verdade é:
·       O verdadeiro cristão cultiva uma vida de oração.
·       Idolatramos o tempo quando não priorizamos o Deus do tempo.
·       Quem ora tem vitória.
O que significa ter tempo para Deus? É estar disponível para receber as Santas instruções. É também reservar um tempo especial para fazer o seu devocional. O que é um devocional? É um período de culto individual como oferta ao Senhor. O cristão não deve esperar o dia de culto da sua igreja para estar em comunhão com Deus e receber Suas instruções. Há dois tipos de devocional conforme a Bíblia. O primeiro é o individual. Isaías 55:6: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. O segundo é o congregacional. Hebreus3: 13 Antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado”.
Tenha o entendimento necessário
Planejar a vida espiritual significa buscar passo a passo mais e mais intimidade com Deus. Crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. Em outras palavras:
1º - Crer no Senhor Jesus Cristo como seu único Senhor e suficiente Salvador. O que significa “meu Senhor”? - Agora é Ele é o dono de sua vida. Porque “meu Salvador”? – Porque Ele é suficiente perdoar os seus pecados.
2º - Confessar Cristo como Senhor e Salvador
Confessar é demonstrar, declarar-se como um cristão. Significa viver um novo estilo de vida. O Senhor Jesus na direção de todas as áreas de sua vida e sem restrições.
3º - Servir ao Senhor com alegria.
Servir ao Senhor é prestar serviço por gratidão e não por obrigação. Ser prestativo, gentil, simpático. Deus conta com você para que vidas sejam salvas. O cristão que não se compromete com a evangelização, acaba morrendo aos poucos.
4º - Crescer na graça e no conhecimento
Crescer na graça do Senhor Jesus significa permitir e liberar favores ao próximo de forma incondicional, quer dizer, passar adiante a misericórdia que recebemos de Deus quando mais precisávamos.  Crescer no conhecimento, segundo a Palavra de Deus, refere-se a amoldar-se ao caráter santo, de forma que quanto mais se conhece a Deus, mais se torna parecido com Ele. Ninguém pode dizer que conhece a Deus andando na mentira. Quem realmente conhece a Deus, anda na verdade e faz dela o seu estilo de vida. Estes processos devem ser gradativos podendo ser lentos ou não, o importante é que são os reflexos típicos de quem está vivendo uma nova vida como filho de Deus.

Dedique um momento especial para estar a sós com o Amado de sua alma: O Senhor Deus Todo Poderoso
“-Realmente, Senhor, eu tenho muitos compromissos, mas este aqui é só nosso! Que horas, Senhor, será o nosso encontro?” Interessante que Deus está sempre disponível para nós, ao contrário de nós que sempre encontramos dificuldade para encaixá-lo em nossa agenda. Ao escolher um período de tempo, que seja especial. Isto é entre você e o Senhor. A noção do que é especial depende de pessoa para pessoa. Para uns seriam trinta minutos, para outros sessenta minutos, outros a metade do dia... Depende de cada um. Qual o seu? Sobre a disponibilidade de tempo, a verdade seja dita, somente reservamos tempo para aquilo que realmente consideramos imprescindíveis, ou seja, não abrimos mão. Quer um exemplo simples? Fazer a higiene. Uma equipe cirúrgica não abre mão de fazer a higiene antes da cirurgia exatamente porque ela faz parte de todo um trabalho. Leva-se um tempo para a higiene pessoal e de todo o material a ser usado na mesa de operação. A cirurgia tem que ser feita, mas somente será bem sucedida se houver a preparação correta. Você deve fazer da rotina diária de devocional, uma rotina consciente e prazerosa. Buscar a presença do Altíssimo é refugiar-se no abrigo seguro, pois fazendo assim, encontraremos descanso para nossas almas. Sem Ele nada podemos fazer. 
Escolha um local adequado: Outro grande problema é: Onde fazer o devocional? O local adequado é exatamente aquele em você estiver disposto a adorá-lo e ouvir a sua voz. O ponto de encontro de duas pessoas que se amam. Como deve ser? Eu já marquei encontros com Deus dos mais considerados esquisitos como na laje da minha casa, no telhado, no banheiro, no meio das baratas e ratos, no fundo do quintal, no ônibus, no trem, no metrô, na fila do banco, na lanchonete, na calçada da rua, etc. Mas era onde eu podia buscar e refletir sobre as coisas de Deus, sendo interrompida ou não. Continuei prosseguindo minha rotina devocional até que o Senhor providenciou mais privacidade sem que tivesse que romper com as responsabilidades diárias. Podemos ficar a sós com Deus até no meio de uma grande multidão se preciso for. Onde você estará a sós com Deus? Com certeza será incrível, vale a pena conferir!
Tenha um objetivo.
Quais são os seus objetivos? Em sua lista de prioridades, onde se encaixa a sua vida espiritual, familiar, a sua saúde e a sua vida profissional? Se você ocupa algum cargo na igreja, onde se encaixa o seu ministério na sua lista de prioridades? Como vai a sua vida financeira e emocional? Quanta responsabilidade, não? Você poderá atingir seus objetivos começando pelo começo! Sim! Através de uma vida de oração! Antes de agir é preciso orar. Isto exige desempenho, muito esforço, paciência, tempo, oração e até jejum em casos especiais. Anime-se!
Organize seus pedidos de oração e ore.  
Você deve ter em mãos: Bíblia, caneta e um caderno. Segue neste livreto, a tabela de pedidos de oração e a tabela de anotação do diário da vida espiritual a fim de acompanhar seu progresso. Ao passar dos dias essas anotações fortalecerão a sua fé.
Espere grandes coisas de Deus porque Deus é grande!
De nada adianta ter um sonho e não esperar que ele se realize! Dúvidas? Tudo bem, duvide de suas dúvidas! O primeiro princípio para comunicar-se com Deus é através da fé em Cristo. “-Vai acontecer! No tempo de Deus vai acontecer”. Isto é fé.
Esteja sujeito a direção do Espírito Santo
Busque a direção do Espírito Santo para orar de acordo com a necessidade. Existem pessoas e situações adversas que precisam ser visitadas pelas orações de intercessão. A nossa memória é impactada pela lembrança de alguém ou um motivo específico de oração. Muitas vezes já orei por pessoas que nem imaginava orar. Um certo dia, senti-me inspirada a orar por alguém que corria perigo de vida. O detalhe é que eu não sabia quem era essa pessoa. No dia seguinte um dos meus irmãos biológicos foi me visitar e me contou que havia tido um livramento de morte. A noite que eu orei foi a noite que ele teve o livramento, glória a Deus! Entraram na casa dele e metralharam a casa toda. Deixaram recado dizendo que ele era um cara de sorte, mas que eles iam voltar outra vez. Deus deu um grande livramento para o meu irmão e ele não era cristão. Para onde o Espírito Santo quer direcionar a sua petição? Não se trata de ter uma anteninha basta apenas pedir a direção do Espírito Santo. “Se vós estiverdes em mim e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito”. Superaremos ansiedade, frustração, preocupação, mau humor, ao buscarmos a Sua direção nas mínimas coisas da vida.
Programe seu devocional
A PRIMEIRA PARTE: momento de oração e louvor. Estipule um tempo. Sugestão: trinta minutos.
1º Passo: Peça a Deus que purifique seu coração de sentimentos negativos como: mágoa, tristeza, pensamentos impuros e outros. Salmo 139:23-24.
2º Passo: Expulse em nome de Jesus toda a obra do mal contra a sua vida. Marcos 16: 17-18.
3º Passo: Peça direção do Espírito Santo para seu período devocional e orar de acordo com a necessidade.
4º Passo: Agradeça pela fé. Com suas palavras, Salmos ou cânticos espirituais.
A SEGUNDA PARTE: momento de ler, meditar e estudar a Bíblia. O Senhor falará através de sua Santa palavra e você deverá fazer as anotações do diário Devocional. Isto irá ajudará lembrar do quanto Ele te ama. Você se surpreenderá ao reler suas reflexões.
Segue o que pode constar em seu devocional. As tabelas poderão ser copiadas em um caderno.
A PRIMEIRA PARTE
TABELA DE ORAÇÃO

Marque com um (x) o seu alvo de oração e escreva seu pedido.
Nome: _________________________________________________
(  ) Vida Espiritual – ______________________________________
 (  ) Vida Familiar – ______________________________________
(  ) Saúde física – ________________________________________
( ) Vida Financeira – _____________________________________
(  ) Vida Sentimental –____________________________________
 (  ) Profissional – ________________________________________
(  ) Outro _______________________________________________
Data do pedido: ___/___/___. Data da resposta: ___/___/___.

Escreva o nome de quem você quer ajudar em oração, podendo seguir este modelo. Pode ser quantas pessoas você puder se comprometer de interceder.
Nome: _________________________________________________
Motivo de oração: ________________________________________
Data do pedido: ___/___/___. Data da resposta: ___/___/___.


A SEGUNDA PARTE
PARA MEDITAÇÃO:

Data: ___/___/___. Dia da semana: __________________________
Horário: __________Local:________________________________
Texto bíblico: ___________________________________________
Mensagem de Deus para mim_______________________________
Uma promessa de Deus para mim: ___________________________
Um mandamento para eu obedecer: __________________________
Para hoje: Como posso aplicar isto a minha vida? _______________

Encerre com agradecimento ao Senhor por mais um dia de vitória! Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário