segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O perigo de viver no limite


Existem três coisas na vida que desgastam conforme o tempo. A paciência, a vigilância e a fidelidade.

PACIÊNCIA - Paciência tem limites? Como ter paciência de sobra no mundo em que vivemos?
VIGILÂNCIA -  É possível permanecer vigilante ,atento apesar do cansaço?
FIDELIDADE – De que adianta ser fiel num mundo infiel? Vale a pena ser fiel, mesmo que as expectativas não sejam correspondidas?
Reflita comigo sobre a importância de estocar em nossas vidas a paciência, a vigilância e a fidelidade. Pois sem a qual fatalmente não veremos a “chegada do noivo”.

A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS (Mateus 25:1-13)
Quem eram as dez virgens? As moças convidadas para serem as “damas de honra”? Ou as noivas? Levando em conta que era um casamento monógamo, estas eram as amigas da noiva.
Havia grande semelhança exterior entre as dez virgens e por outro lado, uma grande diferença íntima.
As dez eram virgens
As dez tinham as lâmpadas
As dez eram convidadas para a procissão nupcial
As dez tinham o mesmo propósito para encontrarem com o noivo
Cinco eram prudentes
Cinco eram loucas
A diferença das virgens estava na conformação e acomodação:
Cinco estavam conformadas: Tinham azeite na medida (limitaram-se). As outras não.
Cinco estavam acomodadas: confortaram-se com suas condições (adaptaram-se). As outras não.
As prudentes: estocaram azeite combustível para esperarem a chegada do noivo.
As loucas: julgavam suficiente o azeite que carregaram em suas lâmpadas.
O azeite era o combustível que mantinha a lâmpada acesa.
O azeite era utilizado para iluminar o local, dando o direito de participar da festa. Tem azeite, tem festa. Sem azeite, sem festa.
O azeite expressava o nível da fidelidade, da vigilância e da paciência.
Fidelidade porque cada um usava o que tinha, assim como a responsabilidade é individual. Cada um terá recompensa de acordo com sua fidelidade.
Vigilância porque cabia a cada uma o auto-exame. O de examinar a si mesmo. Cada uma deveria estar consciente da importância de não deixar faltar o azeite.
Paciência porque todas tinham condições de esperar preparadas, descansadas e sem dúvidas a chegada do noivo.
O azeite não podia faltar. Era o azeite que mantinha as tochas de fogo acesas.
No Velho Testamento, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor era necessário que o sacerdote providenciasse regulamente o azeite para o fogo não apagar. No Novo Testamento, os crentes são chamados ao sacerdócio santo. Jesus é a OLIVEIRA moída em nosso lugar. Todos que tem a OLIVEIRA em si, trazem em si o produto da seiva: O azeite.
O azeite representa a intimidade do crente com o Espírito Santo de Deus. O fogo é o sinal da glória de Deus. E quem tem intimidade com O Espírito Santo, tem o fogo de Deus. O fogo de Deus é sinal da glória de Deus que se manifesta a ponto de acontecer milagres. Há transformação. Cada virgem uma devia comprar o azeite com o seu dinheiro. Agora, nos dias de hoje, este azeite é adquirido não por dinheiro, mas por um novo estilo de vida, em submissão ao Espírito Santo. O Espírito Santo é um dom gratuito de Deus para os que tomam posse através da regeneração. Não há regeneração se não há mudança.
Deus quer a nossa Redenção, para nossa redenção enviou Jesus.
Jesus quer a nossa fé e aceitação, por isso enviou o Consolador.
Espírito Santo é o próprio Deus habitando no crente, que é o templo do Espírito Santo. Aquele que testemunha. Mais intimidade com Deus, é solução para vitória.
A intimidade com Deus vem com a aproximação. Quanto mais aproximação com Deus, mais intimidade. Quanto mais intimidade com Deus, mais condição para desfrutar a vida. E quanto mais desfrutar a vida, mais pessoas conhecerão que a vida com Jesus é maravilhosa! É literalmente o refletir luz e vida! 
De nada adiantará a comunhão de Deus conosco se não correspondermos a Sua procura. Sim, porque Ele nos procura a cada dia.
Paciência, vigilância e fidelidade é sinal de comunhão com Deus.
Faça uma reflexão de como está o nível do seu “azeite” (comunhão).
Está faltando paciência, a vigilância ou a fidelidade?
Está na medida?
Tem azeite no estoque?
Você conhece a vontade de Deus para a sua vida?
Está certo de sua salvação?
Tem certeza do que exatamente Ele pensa de você neste exato momento?
Que espaço Ele tem ocupado em sua vida?
Até que ponto você é capaz de ouvi-Lo e renunciar a sua vontade para assumir um compromisso com Ele?
 É loucura pensar que Deus aceitará o resto de nosso tempo, das nossas distrações, forças e atenção.
Se seu azeite acabou e a lâmpada apagou, Jesus está aqui para reacender, basta arrepender-se de seus pecados e voltar a buscar a presença do Senhor. Ore, leia Sua Palavra e pratique. É assim que se começa a reaproximação com Deus. Faça uma lista de todas as promessas que Deus te fez e lembre as vezes que Ele te abençoou.
Se seu azeite está no limite, vai acabar a qualquer momento, Jesus é a OLIVEIRA moída em seu lugar. “Abra bem a sua boca e Eu te encherei do meu Espírito, diz o Senhor”. Ele está aqui para te revestir de poder. Passe horas e dias se for preciso, force sua memória e tente lembrar o quanto Ele já te escutou. A chama do Seu amor está viva por você. Deus ama você!
 Se seu azeite está transbordando, o segredo é buscar mais e mais. Não pare por motivo nenhum, continue e vá em frente! No momento da mais profunda dor e dificuldade, quando não souber mais o que fazer, faça como Jesus, perto de ser crucificado: Cante um hino. Cantar foi o que ele fez. E nós também devemos cantar como expressão de fé e dependência Dele. Cantar um hino e deixar que as coisas aconteçam sob a Sua Direção. “Ele não deixará vacilar o teu pé. Aquele que te guarda não dormirá, mas te guardará em segurança.” Abra a boca e glorifique ao Senhor para que transborde mais ainda, pois as comportas do céu foram criadas para banhar o crente da unção do Espírito Santo!
Receba agora e seja cheio do Espírito Santo!
Apocalipse 22:17  - E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário