EVANGELISMO E DISCIPULADO


             
Projeto Frutificar

JUSTIFICATIVA
Deus colocou a igreja no mundo para ser sal da terra e luz do mundo. Nos dias atuais, podemos ver que muitas igrejas caíram no descrédito da vizinhança exatamente por permitirem que a carnalidade de seu mundanismo seja o fator marcante em seu testemunho dito “cristão”. O inimigo de nossas almas investe pesado para que os costumes e as ilusões do mundo tomem seu espaço nas igrejas com a finalidade de torná-la fraca e infrutífera.
A igreja do Senhor Jesus tem a responsabilidade de buscar o perdido e formar um povo santo em rumo ao céu. Pela necessidade de mais intimidade com Deus, pela importância de usar as armas corretas de nossa milícia, orar sem cessar, edificar o corpo de Cristo, zelar por uma igreja forte e frutífera é preciso que todos se empenhem estando no mesmo propósito que é de orar estrategicamente em todo o tempo. A oração verdadeira move à ação e os dois a solução.

OBJETIVO (necessidade a alcançar)
Evangelismo, discipulado e missões (chamar, treinar, enviar).
Reforçar as bases da vida cristã, desfazer as obras do diabo, libertar os cativos do pecado, Vencer a batalha espiritual.

ATIVIDADES (o que fazer)
Cultos no templo (interno)
Culto público
Estudos bíblicos
Campanhas de oração e jejum
Palestras
Encontros e eventos de Grupos missionários
Cultos externos
Eventos ao ar livre
Impactos
Recreação
Grupos familiares
Estudos bíblicos
Campanhas de oração
Campanhas de oração e jejum
Retiros
Sítios
Acampamentos
Acampadentros

ESTRATÉGIAS (como fazer)
O pastor
1º Passo: Reunir toda a igreja e expor a campanha de oração para as realizações do ano de  2013.
·        (Justificativa) Conscientizar a realidade dos tempos atuais. Tempo difíceis e trabalhosos. Mostrar na Bíblia que somente receberá a coroa da vida aquele que perseverar até o fim.  Mostrar que a igreja é o método bíblico e necessário para alcançar vidas e povoar o reino de Deus. (Objetivo) Colher resultados.
2º Passo: Esclarecer. Não deixar dúvidas sobre: Quem e quantos devem participar, onde pode acontecer, como deve funcionar um grupo de oração.
Quem e quantos devem participar? – TODOS! Principalmente os membros da igreja local. Quanto ao número, depende do número de membros que a igreja tem. Em nosso caso,  mínimo de dois e máximo de cinco pessoas.
Onde pode acontecer? – No lar, no trabalho (intervalo permitido) ou no templo.
Quando pode ser o encontro do grupo de oração? Em dias e horários que não impossibilite o membro de frequentar os cultos na igreja.
Como realizar uma reunião de oração? Ler abaixo: Como deve funcionar um grupo de oração.
3º Passo: Convocar todos os membros que gostam de gastar tempo em oração.
4º Passo: Crescimento orgânico
Formar grupos de oração dispostos a orar com fervor e persistência pela campanha.
Fazer uma lista dos participantes.
Marcar dia, hora e local para orarem especificamente em prol da campanha.
5º Passo: Escolher o líder de grupo de oração. Para cinco grupos de oração, cinco líderes.
6º Passo: Envolver o máximo possível de toda congregação neste projeto.
7° Passo: Orar e jejuar em pelos líderes de grupos de oração.
8º Passo: Divulgação
Seja pela entrega de folheto e cartazes específicos da campanha, entregar nos lares, nas ruas, esquinas, nas praças, etc. Fazer um mutirão nos bairros, nos lugares de grande fluxo de pessoas, como: ponto de ônibus, feiras, aproveitar eventos de sua cidade.
Não se esquecendo de convidar seus parentes.
9º Passo: Os grupos devem estar orando sem cessar.
10º Passo: Iniciar a campanha (dia, hora, local previamente marcado).
11º Passo: A visão da vitória se concretizando - (frutos) ver quadro como formar um grupo de oração.
12º Passo: Formar equipes específicas de atuação para eventos internos e externos.
Intercessão.
Louvor.
Evangelismo.
Apoio. (mesa com caderno de oração; ajuda e orientação; companhia quando alguém aceitar a Jesus.)
Mensageiro da Palavra
Diaconato.

LÍDER E GRUPO DE ORAÇÃO : COMO DEVE FUNCIONAR UM GRUPO DE ORAÇÃO
Perguntas e respostas
1- Porque o Grupo de oração deve funcionar com o conhecimento do pastor e sua aprovação? Porque Ele é o anjo da igreja e o principal responsável por tudo o que nela acontece.
2- Porque Grupos de oração devem se reunir para orar e não para pregar, para pregar doutrina, planejar, etc.? Pela objetividade do propósito que é orar.
3- Porque Grupos de oração devem ser pequenos e quando crescerem deve ser subdividido? Em grupos pequenos de oração todos oram, o alvo é orar com calma, sem pressa. Em grupos pequenos a administração é melhor. É a qualidade que vale e não a quantidade. Para grupos pequenos em nossa igreja, a sugestão é o mínimo de 2 e o máximo de 5.
4- Porque sempre que houver desacordo ou dissensão deve ser dissolvido? Deus não é Deus de confusão.
5- Porque o grupo deve estar consciente da presença de Cristo? “Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” MT 18:20
6- Porque o ambiente deve ser informal? Para que todos se sintam a vontade para orar com sinceridade.
7- Porque deve haver uma lista de oração? Para orar especificamente.
8- Porque as orações devem ser em forma de conversação e não de discurso? Se não for assim, Deus não ouve. “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.” Mateus 6:5.
9- Porque a duração das reuniões e seus horários não devem prejudicar outros trabalhos da igreja? Para haver ordem e decência.
10- Porque o criticismo deve ser absolutamente excluído de tais encontros. (palavra de significado indefinido, um sistema filosófico que procura determinar os limites da razão humana. (De crítica). Porque a Palavra de Deus é suficiente, diz por si só.
11- Grupo de oração tem dado origem a grandes e abençoados movimentos. Mas porque tem sido também, origem de muitas tristezas no reino de Deus? Pela falta de unanimidade dando brechas ao maligno que faz de tudo para acabar com os grupos de oração.
12- Porque Grupos de oração devem cooperar com a liderança das igrejas, e nada em discordância com a mesma? “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus”.  Romanos 13:1
13- Porque não pode haver diferenças entre o grupo de oração? (Diferença significa: Caráter que distingue um ser de outro ser, uma coisa de outra coisa. Falta de igualdade ou de semelhança. Exemplo: Matemática - O resto, o que fica de um número ou quantidade da qual se subtrai ou número ou quantidade: a diferença entre sete e cinco é dois. Divergência. S.m. pl. Desavenças, contendas.)

Sugestões estratégicas para grupos de oração
Relógio de oração 
24/24hs (uma vez ao dia),
12/12hs (duas vezes ao dia),
8/8hs (três vezes ao dia),
60/60min (de uma em uma hora completando as 24horas;
30/30min (de 30 em 30 minutos).
Campanha de oração e jejum
Vigílias pelas manhãs, tardes, noites ou madrugadas.

LISTA DE ORAÇÃO
De acordo com a programação forma-se a lista de motivos de oração.
·      Pela salvação e libertação da vizinhança.
·      Pelos pastores e líderes envolvidos na organização.
·      Pelas as autoridades do local (prefeito, vereadores, associação de moradores e amigos da praça local).
·      Pela anulação da atuação de espíritos malignos no local.
·      Pelos intercessores.
ACOMPANHAMENTO (DIRECIONAMENTO)
Acompanhamento do Projeto
• Avaliação do processo de desenvolvimento do grupo durante a realização do projeto.
• Perguntar.
• Contra-argumentar
• Orientar sem fornecer soluções.
Gabinete ou visita pastoral de acordo com a necessidade e solicitação do líder.
Comunicação com a liderança pelos meios de comunicação viáveis.
Estudos e palestras.

PARA REFLETIR
DEFINIÇÕES DE ORAÇÃO
1- Oração é o primeiro passo para se conhecer a Cristo.
2- Oração é o reconhecimento da presença de Deus.
3- Oração é o meio pelo qual o homem entra em intimidade com Deus.
4- Oração é a garantia da realização das promessas de Deus.
5- Oração é alma sobre os seus joelhos.
6- Oração é o caminho para a paz e a tranqüilidade.
7- Oração é o meio pelo qual o homem pode tocar a Deus.
8- Oração é o caminho para entender o plano de Deus.
9- Oração é negócio com Deus.
10- Oração é dom de Deus proporcionando poder.
11- Oração é amor entre Pai e filho.
12- Oração é abertura para que Deus se aproxime de nossas necessidades.
13- Oração é a chave dos milagres.
14- Oração é o fôlego da vida espiritual.
15- Oração é entrada no impossível.

O CRENTE QUE NÃO ORA FALHA
1- Contra si mesmo, não crescendo espiritualmente.
2- Contra o pastor por quem não ora.
3- Contra a igreja que precisa de seu apoio espiritual.
4- Contra o mundo e as nações que precisam de sua intercessão.
5- Contra Deus que quer tê-lo em sua intimidade.

ESTUDO BÍBLICO

A VISÃO DO INTERCESSOR
1- Dependência total. Reconhecimento de nossa incapacidade. Fl 4:13 “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.
2- Visão. É preciso ter uma visão do verdadeiro intercessor. Leia cuidadosamente o capítulo 6 de Isaías e verifique o seguinte:
A- Visão do alto. “Alto e sublime” Olhe sempre para cima, olhando para Jesus Hb. 12:2 (Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus) Is. 6:1-4 (No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado
sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
B- Visão do interior. “Ai de mim... homem de lábios impuros” (v.5). Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
C- Visão da purificação v.7 - E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
D- Visão de chamada para a obra (v.8a) Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?
E- Visão da consagração (v.8b) Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
F- Visão da comunicação “Vai e dize” (v.9) Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.
G- Visão da dificuldade de nossa tarefa diante da reação do povo (v.9-12 Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.
Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado.
Então disse eu: Até quando Senhor? E respondeu: Até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, e as casas sem moradores, e a terra seja de todo assolada.
E o SENHOR afaste dela os homens, e no meio da terra seja grande o desamparo.
h- Visão da vitória (v.13 Porém ainda a décima parte ficará nela, e tornará a ser pastada; e como o carvalho, e como a azinheira, que depois de se desfolharem, ainda ficam firmes, assim a santa semente será a firmeza dela.) A santa semente.
3- Esforço. A colheita é sempre proporcional a semeadura. Quem mais semeia mais colhe. Uma "oraçãozinha" apressada dificilmente dará resultado.
Orar com objetivo de obter resultados requer esforço e até luta (Gn. 32:24-30).
4- Total dedicação. Será exagero? Se estivermos numa guerra contra o inimigo poderoso podemos facilitar? O soldado no rigor da batalha tem hora para comer ou dormir? Ts. 5:4-6

PERIGO PARA O INTERCESSOR
1- Pecado não confessado – “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.) Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”. Salmo 32:1-5
2- Sentimento de culpa “Errar é humano perdoar é divino”. Precisamos não carregar culpas de pecados já confessados (Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.
Isaías 43:25).
3-Perigo dos complexos de inferioridade ou superioridade (E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
Lucas 18:9-14).
4- Perigo nos sentimentos feridos impedindo de orar (Mt. 5:23-25).
5- Perigo da ausência de espírito de perdão Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Mateus 5:23-25).
6- Perigo do espírito de revide (A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Romanos 12:17-19).
7- Falsas posições - Jeremias 23:16-40. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR. Dizem continuamente aos que me desprezam: O SENHOR disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós. Porque, quem esteve no conselho do SENHOR, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu? Eis que saiu com indignação a tempestade do SENHOR; e uma tempestade penosa cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios. Não se desviará a ira do SENHOR, até que execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias entendereis isso claramente. Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram. Mas, se estivessem estado no meu conselho, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas ações. Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR. Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração? Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal. O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR. Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiuça a pedra?  Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo. Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR. Quando, pois, te perguntar este povo, ou qualquer profeta, ou sacerdote, dizendo: Qual é o peso do SENHOR? Então lhe dirás: Este é o peso: Que vos deixarei, diz o SENHOR. E, quanto ao profeta, e ao sacerdote, e ao povo, que disser: Peso do SENHOR, eu castigarei o tal homem e a sua casa. Assim direis, cada um ao seu próximo, e cada um ao seu irmão: Que respondeu o SENHOR? e que falou o SENHOR? Mas nunca mais vos lembrareis do peso do SENHOR; porque a cada um lhe servirá de peso a sua própria palavra; pois torceis as palavras do Deus vivo, do SENHOR dos Exércitos, o nosso Deus. Assim dirás ao profeta: Que te respondeu o SENHOR, e que falou o SENHOR? Mas, porque dizeis: Peso do SENHOR; assim o diz o SENHOR: Porque dizeis esta palavra: Peso do SENHOR, havendo-vos ordenado, dizendo: Não direis: Peso do SENHOR; Por isso, eis que também eu me esquecerei totalmente de vós, e tirarei da minha presença, a vós e a cidade que vos dei a vós e a vossos pais; E porei sobre vós perpétuo opróbrio, e eterna vergonha, que não será esquecida
A- Pensar que toda a direção vem de Deus.
B- Pensar que Deus dirige somente por visões ou meios espetaculares.
C- Basear toda direção divina em sinais solicitados.
D- Colocar vozes, visões ou sonhos acima da Palavra de Deus.
E- Confundir circunstância em relação a vontade divina.
F - Achar que não precisa de direção divina.

INIMIGOS DA ORAÇÃO
1- Indiferença - Pv.21:13 “O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido” ; Provérbios 28:9 “ O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável”.
2- Rebeldia - I Sm.15:23 “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”
3- Carnalidade - Tiago 4:1-3 “De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”. Inclui-se nesta lista, a infidelidade e deslealdade para com os membros da congregação que se dedicam para edificação e o fortalecimento do corpo de Cristo, o reino de Deus.
4- Insensibilidade - Ne. 9:16 “Porém eles e nossos pais se houveram soberbamente, e endureceram a sua cerviz, e não deram ouvidos aos teus mandamentos”; Pv. 29:1 “O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio”.
5- Indignação Ef. 4:26 “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
6- Inconstância - Tg. 1:5-8 “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos”.
O GRANDE INIMIGO DA ORAÇÃO
1- satanás é o grande e real inimigo da oração. - I Pe. 5:8 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.
2-satanás tem um poderoso e bem organizado exército - Lc. 8:30 “E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios”; Mt. 24: 24 “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”.
3- satanás teme o poder de Deus exercido pela oração - Tg. 4:7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
4- Os alvos de satanás são:
A- Levar os crentes ao erro, para desacreditar o evangelho e as igrejas.
B- Tornar os crentes inoperantes para fazê-los frustrados. Tirar dos crentes a oportunidade de testificar.
C- Afastar os crentes da oração, pois sabe que este é o meio que os crentes tem para vencê-lo.

AVALIAÇÃO (ESTÍMULO)
Que estímulos precisamos nutrir a fim de motivar a colaboração de todos?
Obras de reforma e decoração do templo, aquisição de novos equipamentos de som e instrumentos musicais e imagem. Uso de mídias e tecnologia • internet, jornais, rádio, tv, máquina fotográfica, filmadora etc. •Pastas e sub-pastas; grupos; apresentação; outras ferramentas(power point,word, paint, porta USB, etc.)
·        Fazer uso de outras atividades paralelas como
•   Festas
·        Show de talentos
·        Exposição de desenhos
·        Exposição de fotos
·        Desfile de modas
·        Painel de poesia
·        Jogral
·        Leitura de textos
·        Teatro.

DICAS:
- Estar sempre interagindo com os membros da igreja;
- Dinamizar ao máximo as atividades;
- Avaliar cada tarefa, sem deixar que as atividades se acumulem muito;
- Incentivar a participação dos líderes e membros da igreja em todas as fases do projeto;
- Ler sempre sobre o assunto;
- Explicar detalhadamente cada atividade;
- Se colocar sempre a disposição para eventuais dúvidas;
- Acompanhar sistematicamente o desenvolvimento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário