segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cânticos de Louvor e Missões


Por Ubirajara Oliveira
Tudo o que tem fôlego, louve ao Senhor. Tudo o que tenha vida louve ao Senhor. Toda a voz, todo o corpo, toda mente e todos os sentidos.
Esta é a minha introdução. Talvez desarrumada, mas pertinente ao assunto que vamos abordar: Louvor e objetivo deste; principalmente no que tange a expressão máxima de vida no conceito de existência que chamamos missões.
1. Bem, vamos lá. O tempo é muito curto para "encher lingüiça" por isso pergunto: Louvar é diferente de cantar? Bem, pense enquanto de dou as definições
1.1 Cantar, de acordo com o dicionário é "Exprimir por meio do canto".
1.2 Louvar, ainda de acordo com o dicionário: É dirigir Louvores; exaltar e glorificar.
Então vemos que ambos são interligados pelo sentido, porém separados pelo objetivo. Tanto posso cantar o amor, a desilusão, a alegria e posso fazer da minha vida um Louvor a Deus. E aí é que entra algo fundamental no processo: Motivação.
O que me motiva?
O que te motiva?
Motivação é que nos move. Posso fazer de um canto uma sincera expressão de louvor quando creio que a mensagem contida na musica fala à vida. Foi assim quando todo o Brasil cantou "Entra na minha casa entra na minha vida" do Régis Danesse. Uma letra muito bem feita numa melodia simples. Pronto! Podemos até discutir o fato de muitas outras canções que poderiam estar na mesma condição que esta musica esteve, mas o fato é que há uma expressão de verdade na necessidade explicitada na letra. Lembro-me quando andando pelo calçadão de Nova Iguaçu, ouvi esta musica pela primeira vez. Lembro-me ainda que parei para ouvi-la. Deve ter sido assim com milhares de pessoas neste país. Algo motivou o autor; algo motivou o cantor e algo motivou o Brasil a declarar Jesus como o Único Caminho.2. Infelizmente, hoje, convivemos com a industria cristã. Faz-se para venda. E num contexto mercadológico a qualidade é apenas um detalhe. O negócio é comercio e pronto. Que não me ouça os românticos de plantão, mas a verdade é que em nome do negócio as produções milionárias estão lotadas de letras sem o menor sentido de mensagem. E como a mídia trabalha constantemente para roubar a liberdade de pensamento, muita gente embarca na canoa. Pergunte se muitas das letras que se cantam por aí são mensagens?
Assim posso concluir dizendo que a motivação é o que tenho de mais real na minha liberdade e se, meu coração vive Deus meu louvor será vida,porém se sou o que sou meu louvor será o que sou. Por mais afinação que eu tenha. Poderei até emocionar, mas não pregar, que antes de qualquer definição é testemunhar a Obra de Deus em mim. E aqui cabe o exemplo dos pássaros que louvam a Deus, assim como as cigarras e tudo o mais que tem fôlego, porém só o homem tem a liberdade de cantar ou louvar e isso tem haver com o que se é. E missões é tornar publico o que creio como vida. Pense nisso
!

Um comentário:

  1. eu adorei, essa ministração do bira, sai de lá refletindo sobre o assunto minitério de louvor, e ainda estou pensando até agora, pois não quero ser mais uma voz na multidão, então...

    ResponderExcluir