quarta-feira, 22 de abril de 2020

Vivendo O Reino de Deus


                                          INTRODUÇÃO

Gosto falar da importância de COMEÇAR bem as coisas porque a tendência é terminar bem.
Gosto de falar da importância de saber recomeçar porque a vida exige que saibamos superar os inevitáveis acidentes de percurso e isso para muitas vezes precisaremos RECOMEÇAR.
HOJE EU QUERO COMEÇAR ESTE TEMA LENDO EM GÊNESIS 3: 14-15 ONDE RELATA A PRIMEIRA PROMESSA DE DEUS PARA NÓS- O REINO DE DEUS.
PARTE 1
Reino- Seu significado e conceito
·        Trata-se de um Estado regido por uma monarquia, que é uma forma de governo em que o cargo supremo é unipessoal (uma única pessoa), vitalício e, de um modo geral, hereditário.
·        Num reino, o poder do monarca pode ser absoluto (o rei não deve prestar contas a ninguém pelas suas decisões nem tem nenhum tipo de limites na hora de mandar/dar ordens) ou limitado (a função do rei é regulada pela Constituição).
·        Hoje em dia, a maioria dos reinos são regidos por monarquias constitucionais. O rei, nestes casos, cumpre com uma função protocolar, agindo como símbolo da unidade nacional.
·        Às vezes, o rei pode atuar como árbitro face aos diversos partidos políticos.
·        O conceito de reino também é usado na linguagem coloquial (em sentido figurado) para se referir ao âmbito próprio de uma atividade. Entende-se que o reino de uma pessoa é a área onde pode exercer um certo domínio: “Não há ninguém que se compare com o Pelé no reino do futebol”, “A bioquímica é o meu reino: sinto-me completamente à vontade”.
·        Para a biologia, um reino é uma das grandes subdivisões que permitem distribuir os seres naturais em função das suas características comuns. Deste modo, pode-se falar de reino animal, reino vegetal ou reino mineral.
PARTE 2
A pregação do Reino de Deus
·        Anunciado através da Lei e os profetas até João Batista
GÊNESIS 3:14-15, SALMOS 45:6, SALMOS 145:10-13, DANIEL 2:44, DANIEL 7:18, 2 SAMUEL 7:13, 2 SAMUEL 7:16
·        Nos Evangelhos e Epístolas.
MARCOS 1:15, MATEUS 6:33, MARCOS 10:14-15, JOÃO 3:-6, MARCOS 4:26-29, LUCAS 13:18-21; LUCAS 9:59-62, LUCAS 13:29, LUCAS 17: 20-21, ROMANOS 14:17, 1 CORÍNTIOS 6:9-11, GÁLATAS 5:19-21, MATEUS 6:9-10, , MARCOS 10:23-27, JOÃO 18:36, TIAGO 2:5, 2 PEDRO 1:10-11, , MATEUS 3: 1-2. MATEUS 4:17, MATEUS 10:7, LUCAS 6:9-10, MATEUS 5:3-12, MATEUS 7:21, MATEUS 5:19-20, MATEUS 8:11, MATEUS 11:11-12, MATEUS 13:24-30, MATEUS 13:36-43, MATEUS 13:31-32, MATEUS 13: 33, MATEUS 13:44-46, MATEUS 13:47-50,  MATEUS 16:18-19, MATEUS 18:1-4, MATEUS 19:14, MATEUS 19:23-26, TIAGO 2:5, EFÉSIOS 5:5, HEBREUS 12:28-29, 2 PEDRO 1:10-11, , 2 TIMÓTEO 4:18

PARTE 3
Há quatro perguntas que todo cristão precisa saber responder e viver.
        1ª O que é o Reino de Deus?
Reino de Deus é o governo de Deus sobre as pessoas e o mundo, tanto no presente como no futuro - Porque o reino de Deus não é “comida nem bebida”, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17
Vida com Deus no Céu - O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém. 2 Timóteo 4:18

        2ª Onde está o reino de Deus?
Lucas 16:16 – “A lei e os profetas duraram até João Batista. Desde então é anunciado o Reino de Deus, e todo o homem emprega a força para entrar nele”.  

        3ª Como entrar no Reino de Deus?
João 3:3 Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo, que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.
João 3:5 Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
João 3:7 Não te maravilhes de eu te ter dito, necessário vos é nascer de novo.
Nós podemos observar que o novo nascimento se caracteriza a partir do momento em que o homem aceita Jesus como o seu Salvador pessoal: nesse instante ele nasce de novo. Ele nasceu de novo. Porque o homem vive neste mundo no seu corpo físico, e possui sua alma, que é o seu pensamento, o seu psiquê; mas o seu espírito está morto. E nascer de novo é ver esse espírito renascido. É renascer; e a única maneira do nosso espírito renascer é através da aceitação de Jesus Cristo como nosso Salvador pessoal. No momento em que o homem aceita Jesus, os seus pecados são perdoados e o homem nasce espiritualmente, tornando-se agora uma pessoa completa, com corpo, alma e espírito. Com a minha alma eu entro em contato com este mundo, utilizando o meu corpo. Mas a minha alma só pode entrar em contato com Deus através do espírito. Eu só posso entender Deus, só posso compreender a Sua palavra, só posso entrar no Reino de Deus a partir do momento em que eu aceito Jesus como o meu Salvador pessoal. A partir desta hora houve o milagre do novo nascimento. O nascido de novo pode entender quem é Deus, compreender a Sua Palavra, ter a esperança da vida eterna, a certeza de que Jesus Cristo vai voltar outra vez, e nos levar para a Sua glória. Esta certeza só tem aquelas pessoas que já aceitaram Jesus como o seu Salvador e nasceram de novo.
        4ª O que caracteriza o Reino de Deus?
MATEUS 12:28. Mas se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o Reino de Deus.
É justamente a autoridade que você recebe, através de Jesus, sobre o mundo espiritual. Antes da vinda de Jesus, ou antes da morte de João Batista, Satanás reinava absoluto neste mundo. Mas quando cessou a lei, que vigorara até João Batista, cessou também o poder irrestrito que Satanás tinha sobre a raça humana. E Jesus afirma agora, “mas se Eu expulso os demônios pelo poder de Deus, consequentemente chegou até você o Reino de Deus”. Esta autoridade que eu tenho, que nós recebemos contra as forças malignas, é a principal característica de que o Reino de Deus chegou até nós, que está aqui entre nós. E Ele entregou à Igreja esta autoridade,
MATEUS 16:19 E eu te darei a chave do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra será desligado no céu.

Veja a autoridade que o Senhor deu para a Sua Igreja. Que você pode perfeitamente nesse instante chegar-se perante um ministro do Evangelho e pedir perdão, e esse perdão é aceito no céu, porque é a Igreja que está intercedendo por você.

PARTE 4
Os princípios do Reino de Deus são diferentes dos princípios do reino deste mundo
1Coríntios 4:20
Porque o reino de Deus não consiste em palavra, mas em poder.
Interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior –- ele não vem de uma forma que as pessoas vejam. Não tem o formato visível dos grandes castelos dos reinos aqui da terra. O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Diz ainda a Bíblia Sagrada que o reino de Deus não é comida e nem é bebida, mas é gozo, é paz, é alegria no Espírito Santo [ [1] ]. E também encontramos em Lucas, capítulo dezessete, versículo vinte e um: Nem dirão, ei-lo ali, ou ei-lo aqui, porque o reino de Deus está dentro de vós. Meu querido irmão, você quer experimentar hoje o Reino de Deus? O primeiro passo é aceitar a Jesus como seu Salvador pessoal. É obter o perdão dos seus pecados, e automaticamente você vai sentir a paz que vem ao seu coração, no seu interior; porque o reino de Deus não é comida, não é bebida, mas é gozo, é paz, é alegria no Espírito Santo [ 1 ]. E hoje mesmo você pode sentir esta alegria e esta paz, aceitando Jesus como seu Salvador pessoal. Que Deus nos abençoe e nos guarde para sempre. Amém e amém.

PARTE 5
Como é o reino de Deus
O Reino de Deus é assim...
A parábola do semeador – Mateus 13:3-8
·        Nem sempre a semente cairá num bom solo. Precisamos prosseguir e semear!
·        A parábola do semeador – Mateus 13:3-8 Pelo trigo, poupa-se o joio. Pense sempre no trigo!
Parábola do grão de mostarda – Mateus 13:31-32
·        Tamanho não é documento. Não temas!

Parábola do fermento na massa – Mateus 13:33
·        O Reino de Deus é próspero. Permaneça e prosperarás!

Parábola do tesouro escondido- Mateus 13:44
·        É digno de investimento. Invista, entregue-se!
Parábola do homem negociante Mateus 13:45
·        Somente os fiéis darão valor. Não jogue perca esta oportunidade!
A parábola dos trabalhadores da vinha - Mateus 20:14-16
·        Os últimos serão os primeiros
O pedido da mulher de Zebedeu, mãe de Tiago e João- Mateus 20: 28
·        O maior será o menor
A parábola da rede - Mateus 13: 47-48
·        É oferecido a todos! Aceite!


Conclusão
Teoricamente aprendemos que o reino de Deus chegou. Mas na prática como reagimos aos princípios deste reino? Queremos que Deus faça a vontade Dele como diz a oração do Pai nosso? Seja feita a sua vontade assim na terra como no céu...
Onde está o reino de Deus? Está em mim? Ou, até onde deixo Deus interferir na minha vida ou será que ao invés de meu Rei e Senhor, Ele é apenas um visitante na minha casa, ou seja, no meu coração?
Deus diz que não será nem por força nem por violência, mas se você quiser, hoje mesmo Ele pode assumir todos os reinos de seu coração e garantir a morada eterna num reino de justiça, paz e amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário