quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Portas da alma




Você conhece seus pontos fracos e seus pontos fortes? Nosso coração é a porta de acesso a nossos sentimentos e emoções que nos conduzem a ação.

O que permitimos entrar por essas portas de acesso?

Para quem abrimos a porta do nosso coração? Nossa alma é o que temos de mais valioso em nossa vida. Nossa alma, nosso coração remete-nos a área dos sentimentos o qual reflete por todo nosso organismo físico e na área espiritual.

Nosso coração é chamado por FONTE DA VIDA. Sendo o nosso coração chamado de fonte da vida, como está essa fonte? O que dela tem jorrado e qual a qualidade de seu sabor? É Doce, amarga ou salobra?

Nós, seres humanos, somos dotados de cinco sentidos. São capacidades que nos possibilita interagir com o mundo exterior como pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc.

Vamos refletir dentre os cinco sentidos humanos, suas características observando os versículos bíblicos e como é importante guardar as portas da alma que dão passagem à vida ou a morte eterna.

 Em Provérbios 4:23 está escrito: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. 

Em Apocalipse 3:20 – “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo”.

As capacidades sensoriais da visão, da audição, do paladar, do tato e do olfato, são enviadas ao cérebro utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso. E por meio delas nossas emoções são ativadas e manifestas por todo corpo.

Deus capacitou ao homem com esta habilidade para discernir, orientando-o para uma interação social e sobrenatural, vivendo para o louvor e a glória de Deus.

 

 

1ª Porta de entrada: Visão

 

É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.

 

Salmos 119:37 Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.

Salmos 101:3 - Bíblia King James Atualizada- Não colocarei diante dos meus olhos nada que seja pernicioso. Detesto a conduta dos infiéis; tais atitudes jamais me conquistarão! / João Ferreira de Almeida Atualizada -Não porei coisa torpe diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; isso não se apagará a mim.

1João 2:16-17 - Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência (desejo) dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

Eclesiastes 11:7-10 - Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol... Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar-se dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.

Mateus 6:22 - A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;

Mateus 6:26 - Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

 

Por esta porta de entrada:

 

Eva e Adão iludidos pela serpente - E viu (visão) a mulher que aquela árvore era boa (talvez atraída também olfato) para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou (tato)do seu fruto, e comeu (paladar), e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gênesis 3:6


Saulo é levado ao isolamento. Às vezes o isolamento é o único recurso para gente lhe olhar interiormente. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu. Atos 9:9


O que poderemos guardar para toda vida? Satanás, o tentador forçará a entrada. Seja pela porta ou janela, qualquer brecha será o suficiente para envenenar você. Se cuida, firme seus olhos naquilo que Deus tem pra você.


2ª Porta de entrada: Audição

É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som.

 

Por esta porta de entrada:

 Saul é possesso de ciúme e inveja - Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino? 1 Samuel 18:8



Sansão contou o segredo que Deus tinha com ele - Então, ela lhe disse: Como dirás: Tenho-te amor, não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim e ainda me não declaraste em que consiste a tua força. E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras e molestando-o, a sua alma se angustiou até à morte. E descobriu lhe todo o seu coração e disse-lhe: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria e seria como todos os mais homens. Juízes 16:15-17


Por intermédio do profeta Isaías Deus aconselha e faz promessas:  Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos e cessai de fazer mal. Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde, então, e argui-me, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra. Isaías 1:16-19


 


3ª Porta de entrada: Paladar

Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos 
alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.

 

Por esta porta de entrada:

Esaú desprezou sua primogenitura - E disse Esaú à Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso, se chamou o seu nome Edom. Então, disse Jacó: Vende-me, hoje, a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura? Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura. Gênesis 25:30-34

O povo hebreu no deserto desejou variar o cardápio além do alimento que vinha do céu demonstrando sua ingratidão e ganância - E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e disseram: Quem nos dará carne a comer? Números 11:4

4ª Porta de entrada: Tato
É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.

 

Por esta porta:


Povo Hebreu no Horebe materializou um deus para adorar quebrando a aliança de fidelidade ao Senhor - Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, ajuntou-se o povo a Arão e disseram-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; (eles queriam um deus palpável, um deus a qual pudessem ver e tocar) porque quanto a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. Quantas vezes fomos tentados a materializar a fé em Deus? Os hebreus experimentaram 400 anos de escravidão no Egito entre um povo politeísta. Êxodo 32:1

Tomé duvidou escolhendo ver para crer ao invés de crer para ver - Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. João 20:25

5ª Porta de entrada: Olfato

Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.

Por meio dessa porta:

Isaque foi enganado- E disse-lhe Isaque, seu pai: Ora, chega-te e beija-me, filho meu. E chegou-se e beijou-o. Então, cheirou o cheiro das suas vestes, e abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou. Gênesis 27:26,27

Jesus, a porta de esperança para nossas vidas

Bíblia King James Atualizada - Ali Eu lhe restituirei as suas vinhas e transformarei o vale de Acor, Problemas, numa porta de esperança. Ali ela haverá de conversar comigo como nos dias da sua tenra idade, como no dia em que deixou o Egito. Oseias 2.15

Contexto Oséias 2 - 14“Apesar de tudo, decidi trazê-la para mim; eis que vou levá-la para o deserto e lá, a sós, falarei ao seu coração. 15 Ali Eu lhe restituirei as suas vinhas e transformarei o vale de Acor, Problemas, numa porta de esperança. Ali ela haverá de conversar comigo como nos dias da sua tenra idade, como no dia em que deixou o Egito. 16Naquele dia”, assegura Yahweh, “Tu me chamarás ‘meu marido’, e não mais dirás ‘Baal, meu senhor’!…

Por meio da Porta que é Jesus

Na cruz Jesus teve todos os seus sentidos aflorados. O que Ele viu, o que ele ouviu, o cheiro da morte, o sabor da ira pelo pecado da humanidade, as marcas dos acoites e injúrias... Tudo isso para morrer em nosso lugar porque o salário do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus.

Ao ver um rebanho sem pastor, Ele se revela o Pastor amoroso que dá a vida pelas suas ovelhas

Ao ouvir a voz dos que dos que zombavam e mesmo assim ele falou: Pai perdoa porque eles não sabem o que fazem.

Ele valorizou a vida com o Pai mais que o alimento: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. João 6:3. Jesus tomou a chave do inferno de satanás

Mas agora Ele quer que você, voluntariamente entregue as chaves que abrem as portas de entrada de seus sentimentos pra Ele. De uma vez por todas, permita que a doce presença de Seu Santo Espírito te console, purifique seus sentimentos e pensamentos negativos, filtrando tudo que afeta sua saúde emocional, física e espiritual.

Que nossos sentidos estejam atentos e abertos ao Pai Amoroso que nos chama a cada dia para vivermos em santa comunhão.

Deus seja louvado!


Bibliografia

https://www.suapesquisa.com/pesquisa/cinco_sentidos.htm#:~:text=O%20corpo%20humano%20%C3%A9%20dotado,cheiros%2C%20sabores%2C%20etc).

Bíblia King James

Bíblia NAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário