LIDERANÇA CRISTÃ

Princípios bíblicos para uma boa liderança
Pra. Maria Cristina Vianna Rosa


Introdução
O que significa liderança: Liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influência especial dentro de um grupo no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente benefício que atendam as necessidades do grupo.


O líder tem um papel de destaque. Suas atitudes são de grande repercussão, pois ele influencia comportamentos e atitudes. É como um espelho para seu grupo. O líder precisa ser cauteloso em suas atitudes, pois estas falam por si. Portanto, o que quer que seja feito pelo líder, haverá sempre uma repercussão. Positiva ou negativa.
Existem dois de tipos de líder: O bom líder e o mau líder. O bom líder é um insaciável aprendiz. Enquanto o mau líder é aquele se julga auto-suficiente. Muitos líderes experimentam o sabor do fracasso por não observar princípios básicos de liderança. Todo bom líder deve buscar a superação. Todo bom líder não confunde persistência com teimosia.
Que Deus abençoe nossas vidas. Amém.


1º Princípio: OBEDIÊNCIA
Obediência quebra maldição. Muitas vezes somos tentados a cumprir tarefas do nosso jeito descuidando dos detalhes passados pela liderança, cuidado! Pois lá na frente colherás os resultados deste terrível erro.
Pense nisto: Quem não serve para obedecer, não serve para servir. Ninguém saberá comandar se não aprender a obedecer.
“Obedecer é melhor que sacrificar.” 1Samuel 15:22


2º Princípio: PONTUALIDADE
Ser pontual nos seus compromissos: horário de início e término de: aulas, palestras, reuniões, ensaios. Imprescindível.
Pense nisto: Liderança se conquista com exemplos.
“Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” João 13:15.


3º Princípio: PALAVRA
A pessoa que não tem palavra, não é digna de confiança e não pode liderar. É um prejuízo para toda estrutura além de perder a colaboração de seus liderados.
Pense nisto: Pessoa confiável é aquela que cumpre com a sua palavra.
“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.” Mateus 5:37.


4º Princípio: MEMÓRIA
Para que sua imagem como líder nunca fique abalada e que sua palavra seja sempre honrada, jamais confie em sua memória. Anote tudo numa agenda: nomes, datas, compromissos, promessas, etc.
Pense nisto O esquecimento é traduzido sempre como desinteresse. Se você não tem interesse, porque alguém vai respeitar seu comando?
“Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos falaram a palavra de Deus, e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai-lhes a fé.” Hebreus 13:7


5ºPrincípio: SEGURANÇA DE CONDUTA EQUILÍBRIO
Domínio próprio, atitude de segurança e controle apesar dos pesares. A coluna mantém o corpo em perfeita postura. Se alguém questionar a respeito de seu domínio próprio, reavalie suas atitudes.
Pense nisto: Ninguém se mantém no alto se não tiver muito equilíbrio, muito equilíbrio.
“Feliz é o homem que teme ao Senhor continuamente; mas o que endurece o seu coração virá a cair no mal.” Provérbios 28:14.


6º Princípio: LIDERANÇA DEMOCRÁTICA
Ditadura e prepotência somente geram descontentamento, divisões, tristezas.
Pense nisto: O líder que se dá ao trabalho de, com seu grupo, entrar em acordo e relatar tarefas cumpridas, sempre terá mais chance de descobrir novos talentos. Esta é uma das muitas vantagens.
“O que adquire a sabedoria é amigo de si mesmo; o que guarda o entendimento prosperará.” Provérbios 19:8.


7º Princípio: ENTUSIASMO
Um líder frio, sem entusiasmo, sem alegria, que não vibra que não transpira êxito não tem lugar na lista dos grandes heróis da fé. Todos tinham sua maneira especial de ser, mas identificava-se ao fato de fazer a obra de Deus com entusiasmo. Muito entusiasmo.
Pense nisto: Entusiasmo é a injeção de ânimo que todos precisamos para manter constante o nosso esforço.
“Esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.” Josué1:7


8º Princípio: PACIÊNCIA
O tempo não pára e por saber disso, o certo é fazê-lo correr em nosso favor.
Pense nisto: Ninguém pode decidir julgar ou ponderar, sem certa dose de paciência e concentração.
“Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão.” Tiago 5:11


9º Princípio: RESPOSTAS ÀS QUESTÕES
Nunca demonstre ignorância de fatos ou questões relacionadas à sua área de atuação. Você deve ser objetivo, satisfazendo o liderado com respostas corretas e firmes. Quando em dúvida não demonstre no momento, porém não o deixe sem resposta.
Pense nisto: Como acreditarão em você se você mesmo estiver enrolado na sua visão?
“Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.” 2 Timóteo 1:12


10º Princípio: CORDIALIDADE
É um dos meios mais eficientes de se obter colaboração. As pessoas normalmente sentem falta de calor humano. A cordialidade tem que ser sempre natural para não passar a imagem de falsidade.
Pense nisto: Quem lança espinhos ao seu próximo, só poderá recebê-los de volta.
“Quem procura acha.” Mateus 7:8.


11º Princípio: RESPEITO
É um desastre para qualquer líder quando ele perde o respeito dos seus liderados. É o seu fim.
Pense nisto: Respeito não se compra, nem se exige. Respeito se adquire.
“E se espalhava a sua fama por todos os lugares da circunvizinhança.” Lucas 4:37.


12º Princípio: VISÃO
Uma visão é uma imagem clara do que o líder vê seu grupo ser ou fazer. Para o crente uma visão deve começar com um entendimento de Deus. Em segundo lugar, o líder deve entender-se a si próprio e entender também a real necessidade de outros. A visão é importante porque é base de toda verdadeira liderança. Não é somente o líder que deve conhecê-la bem, mas os seguidores também. Nessa atuação deve estar incluída uma forte determinação de vencer dificuldades e eliminar obstáculos.
Pense nisso: A visão é a revelação da vontade de Deus; é o fundamento da liderança.
“Então o Senhor me respondeu , e disse: Escreve a visão e torna-se bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.” Habacuque 2:2.