quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Sermão da Montanha



Gosto muito de ler e meditar sobre os temas abordados nesta passagem, pois nela posso claramente traçar o perfil do meu Mestre Jesus. Anseio vê-lo face a face. E enquanto O aguardo delicio-me em vê-LO por dentro, como Ele é. Sua essência, gentileza nas atitudes e desprendimento manifestados nas ações do cotidiano. Sem imposições, mas sempre com a categoria de um rei. Na verdade, o Rei dos reis, Emanuel no meio de nós. Isto quer dizer Deus presente nas alegrias e mais profunda agonia da alma, entre os pedintes e marginalizados espalhados por todos os cantos. Aos que a sociedade capitalista tira a chance dos menores beneficiando os de maior poder aquisitivo. Mundo cujos princípios são fundamentados no poder, na riqueza e na como pilares de uma vida plena, bem sucedida, mas nenhum  coração. Jesus, este que falo, não olha apenas aos pobres e miseráveis, mas ao ingratos e maus. Ele que com conhecimento de causa visita o mais profundo do ser, amou o mundo de tal maneira que deu seu filho Jesus Cristo , filho amado,  em resgate de muitos. ( João 3:16) Este Deus maravilhoso abre oportunidade a todos, sem discriminação. 
O Evangelho de Lucas, mais detalhadamente registra uma mensagem especial de Jesus aos discípulos. Perante a multidão Ele  diz:
Bem-aventurado vós os pobres...
(v.20 Então, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.)
Discípulos, entendo que o discípulo de Jesus não tem necessidade de ambicionar nenhuma riqueza desse mundo porque a sua herança está garantida. O discípulo de Cristo precisa de muito pouco para ser feliz. Outra, porque digno é o obreiro de seu salário e outra é que o princípio da semeadura tem suas conseqüências. É FATO. Quem concorda, diga Eu Creio!
Bem-aventurado vós que agora tendes fome...
Discípulos, a fome manifesta-se periodicamente. Haverão períodos de fome na jornada. Surgirão "petiscos", ou "bate e   entope" para aliviar a sua fome. Todos sabem que os "petiscos" e "bate e entope" em maior parte, são de alto valor calórico, agressivo ao organismo, indigesto, mais intoxica do que alimenta. A dica é : Em várias situações, jejum forçado ou não, melhor é jejuar até que do alto surja o "maná" dado por Deus. De fome, com certeza, o discípulo que é de Jesus não vai morrer. Entendeu ou quer que escreva mais? rs... O Espírito está revelando onde seu ser grita por "um pratinho de comida" e assim aliviar sua fome. Vai por mim, ou melhor, vai pela Palavra de Deus: Há promessa de fartura somente para quem jejua de certos "petiscos" ou "bate e entope". Sacia a tua fome com o alimento da Palavra de Deus e medita nela dia e noite! Nem só de pão viverá o homem... (Mateus 4:4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus). Bíblia, irmão (a)!
Bem -aventurado vós que agora chorais...
Discípulo, diz um velho ditado: Quem ri por último, ri melhor, rsrs. Discípulo de Jesus, vai a dica: Não gaste tuas energias em vão. Olha pra Jesus e foco na ceara! Deixa os que "olham apenas para o seu próprio umbigo", os correm atrás do seu próprio bem estar e em nome de uma qualidade de vida melhor põem em risco os valores mais preciosos da vida que Deus de graça dá.  Os que hoje se enriquecem, hoje se fartam, os que hoje se beneficiam dando "tapinhas nas costas", aqueles que depreciam suas dores e lágrimas. Confia, há galardão de Deus para os fiéis. Uns vão lhe "tirar a túnica", impostos, taxas sobre taxas... Deus no tempo certo, na hora certa te exaltará. Esta exaltação não será conforme a tua justiça, não se iluda. Mas será como a justiça de Deus. Se você pensa que Deus vai fazer cair fogo do céu e consumir teus inimigos, vai tirando seu cavalinho da chuva... O mais provável, que pode acontecer é Deus entregar seus inimigos na tua mão para você cuidar e cuidar muito direitinho, com amor. Rapadura é doce, mas não é mole não, meu irmão, rsrsrs... É! Rsrs. Estou rindo porque é verdade! Rs
Olha só: Lucas 6:24-31 ( v.24 Mas ai de vós que sois ricos! porque já recebestes a vossa consolação.
25 Ai de vós, os que agora estais fartos! porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides! porque vos lamentareis e chorareis.
26 Ai de vós, quando todos os homens vos louvarem! porque assim faziam os seus pais aos falsos profetas.
27 Mas a vós que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam,
28 bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
29 Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, não lhe negues também a túnica.
30 Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames.
31 Assim como quereis que os homens vos façam, do mesmo modo lhes fazei vós também.)

Esteja atento ao ensinamento do Mestre. Deixa quem quiser vacilar. Você, fica firme!

Bem-aventurados sereis quando vos aborrecerem...
Em outras palavras, bem-aventurados os que suportam pressão. Sim, exatamente: Pressão. Sabe por quê? Porque a mensagem genuína do evangelho traz conflito e não paz.  E é por aí que vem a pressão. O evangelho confronta a natureza humana em todas as suas más tendências e inclinações. Olha aí a guerra, olha aí a espada, o conflito de idéias, conflito pensamentos, conflito interior. Muitos não só apenas vão resistir ao evangelho, como também vão infiltrar entre os sinceros de Deus, como lobos no meio de ovelhas. Cada um defenderá a sua própria causa e investirão na sua desgraça até vê-lo desistir de tudo. E mais, vê-lo definhar ao longo do tempo, passo a passo, tentando secar sua esperança, sua fé e seu amor pelas coisas de Deus até chegar a última gota que é a sua morte espiritual.
Estratégia de Cristo no sermão da montanha para seus discípulos: Firma nas promessas de Jesus, meu amigo (a).  E segue em frente. Esteja focado em Cristo. Motivo:
Palavras de Jesus: Deus é benigno até para os ingratos e maus. Ou seja, essas pessoas que são classificadas no grupo do mais baixo escalão no conceito divino, embora desagradem a vontade de Deus, também são amadas por ELE. Pois é, Deus até com eles usa de bondade. Vai entender... Mas Deus é assim! Deixa Deus ser Deus e pare que questionar tudo que você acha que não está certo, ué...Fica aí se remoendo... se tem joio no meio do trigo, não é problema seu. Deixa quieto. Jesus que mandou, não eu!

Para finalizar

O discípulo de Jesus deve ter na mente e no coração que ele nunca será desamparado pelo seu Mestre.
Fatos bíblicos comprovam formas e mais formas de como cada discípulo haverá de glorificar a Deus ao longo da jornada. Na alegria ou na dor, as circunstâncias da vida acontecem... Não há como evitar acontecimentos indesejáveis  Mas é assim: Combatendo o bom combate até o final da carreira e depois de tudo, guardar a fé. “Porque aquele que perseverar até o fim será salvo”. Mateus 24:13.

Há O Consolador. O Espírito Santo é o consolo que precisamos. Um dia cada vez. Só por hoje, e amanhã, só por hoje denovo... e assim vai... É inesgotável esta fonte de amor que nos concede o poder de perseverar e permanecer fiéis.   O Espírito Santo concedido a todo discípulo que se entrega de fato 100% (cem por cento) ao discipulado com o Mestre Único e Suficiente: Senhor Jesus Cristo. (Lucas 6:49 - Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a torrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.)

Estava lendo a Bíblia quando interrompi a leitura para deixar um recado pelo telefone a uma amiga. Descobri na conversa que sempre visita meu blog, lê e compartilha as mensagens (que não são minhas, mas de Deus). Fiquei contente por sua participação e apoio. Ela disse que queria receber mais postagens, pois Deus fala muito ao seu coração. Pedi desculpas pela demora em postar e já como estava meditando na Palavra, comecei a escrever a meditação e matar a saudade de você que me alegra com sua visita. Vim também para te dar um oi e desejar tudo de bom pra você. : Oi! Tudo de bom! rsrs...

Ao Deus TriUno, Onipotente, Onisciente e Onipresente. A Ele toda honra, toda glória pelos séculos dos séculos!Amém. E todos digam: Amém! Aleluia! Glórias a Deus!

Bjs e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário